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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando uma série de iniciativas com o objetivo de modernizar seus serviços e aprimorar o atendimento aos cidadãos.

Uma dessas medidas é a introdução da central de serviços conhecida como “Meu INSS”, acessível tanto por meio de um aplicativo quanto pelo site.

Essa ferramenta foi projetada para simplificar a vida dos segurados, permitindo que eles realizem consultas e façam requerimentos, como aposentadoria, benefício por incapacidade temporária, pensão por morte e outros, sem a necessidade de se deslocar fisicamente.

Manter as informações atualizadas é fundamental para garantir o acesso ágil aos serviços e benefícios oferecidos pelo INSS.

Dados desatualizados ou incorretos podem resultar em atrasos ou até mesmo na suspensão dos pagamentos. Portanto, é crucial que os cidadãos realizem a atualização cadastral em relação às bases de dados do INSS, a fim de evitar contratempos.

Para aqueles segurados que ainda não estão recebendo benefícios, a manutenção dos dados atualizados é importante, pois isso facilita o processo de reconhecimento futuro. Quando uma solicitação for feita, o processo poderá ser analisado e aprovado em um período mais curto, em comparação com a necessidade de corrigir informações desatualizadas.

No caso dos segurados que já estão desfrutando dos serviços previdenciários, a atualização cadastral se torna ainda mais crucial, a fim de evitar inconsistências na concessão de benefícios e para simplificar o contato entre o INSS e o cidadão.

Em situações em que houver mudanças de endereço, e-mail, número de telefone, nome ou atividade do segurado, é necessário solicitar a atualização por meio da Central de Atendimento telefônico 135 ou do site Meu INSS. O processo é simples e pode ser realizado seguindo os passos abaixo:

1. Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”.

2. Faça login usando suas informações de usuário e senha do Gov.br.

3. Clique na opção “Novo Pedido”.

4. Selecione “Atualização de cadastro e atividade”.

5. Escolha “Atualizar cadastro e/ou benefício”.

6. Preencha os campos com os dados atualizados e envie sua solicitação.

Caso prefira, o segurado também pode utilizar a central 135 para realizar as atualizações cadastrais necessárias.

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