-->

O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) está promovendo, de 03 e 20 de outubro, um mutirão de seleção e reconhecimento de famílias beneficiárias do Plano Nacional de Reforma Agrária, em parceria estratégica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio de Acordo de Cooperação Técnica. A iniciativa, que envolve 620 famílias e abrange seis municípios, tem o objetivo de promover a inclusão de agricultores em projetos de assentamento estaduais (PE’s) e fortalecer o desenvolvimento rural na região.

Equipe do Iterma durante ação em prol da regularização fundiária no estado.

A iniciativa surgiu a partir de um encontro em Brasília, onde o presidente do ITERMA, Anderson Ferreira, e o diretor George Aragão estiveram com representantes do Incra. Nesse encontro, foram discutidas as oportunidades de colaboração para impulsionar a Reforma Agrária no Maranhão e melhorar as condições de vida das famílias rurais.

Um dos destaques dessa parceria é o mutirão de inclusão de novos assentamentos e atualização cadastral de PE´s já existentes no  Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra). Com a participação de 10 profissionais do Incra, vindos para o Maranhão especificamente para a ação, esse processo garantirá que as famílias selecionadas recebam o apoio necessário para acessar a terra e desenvolver suas atividades produtivas de maneira sustentável.

Ação de atualização cadastral de famílias assentadas.

Além disso, a ação abrange 10 Projetos de Assentamentos Estaduais (PE’s) no Maranhão, demonstrando o compromisso das duas instituições em promover a distribuição equitativa de terras, o fortalecimento da agricultura familiar e dar continuidade ao compromisso firmado pelo governador Carlos Brandão em promover o maior programa de regularização fundiária da história do estado.

“A parceria entre o ITERMA e o Incra é um exemplo de cooperação entre instituições governamentais para enfrentar os desafios da reforma agrária e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável. Com centenas de famílias beneficiadas e a expansão de projetos de assentamento, essa iniciativa promete trazer inúmeros benefícios para as famílias no campo. O Iterma segue trabalhando para cumprir metas e garantir o processo de regularização fundiária para quem precisa”, afirmou o presidente Anderson Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *