-->

Um líder quilombola de 47 anos, identificado como José Alberto Moreno Mendes, foi morto nessa sexta-feira, 27, na comunidade Jaibara dos Rodrigues, localizada na zona rural de Itapecuru-Mirim, no Maranhão.

Segundo informações da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), José Alberto foi abordado por dois homens que se aproximaram em uma motocicleta Honda Bros preta sem placa, enquanto ele estava próximo de sua residência.

Um dos suspeitos desceu da moto e disparou cinco tiros contra a vítima, atingindo José Alberto com três tiros no rosto e dois nas costas.

O líder quilombola perdeu a vida no local do crime, ele deixa sua esposa e quatro filhos.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema) informou que José Alberto é a décima vítima quilombola assassinada no Maranhão entre 2020 e 2023, e em nenhum dos casos houve identificação dos responsáveis pelo crime.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) divulgou que a Polícia Civil já iniciou uma investigação e está empenhada em esclarecer o ocorrido.

As equipes das Polícias Civil e Militar foram imediatamente enviadas para a região assim que a SSP tomou conhecimento do incidente.

A Delegacia Geral de Polícia Civil designou um delegado da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) para acompanhar as investigações.

O corpo de José Alberto foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) na noite de sexta-feira e, posteriormente, liberado para a família na madrugada deste sábado (28).

Uma equipe do Instituto de Criminalística (Icrim) foi despachada para Itapecuru a fim de realizar a perícia no local do crime, visando coletar todas as provas possíveis para auxiliar na investigação e na completa elucidação do assassinato, bem como na prisão dos envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *