-->

O Governo do Estado tem desempenhado papel crucial na promoção de pesquisas e iniciativas pelo bem-estar e o desenvolvimento das crianças. Por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a gestão apoia iniciativas que abrangem desde obras literárias, até estudos nas áreas de saúde e educação. Com isso, o estado tem se destacado em seu compromisso de proporcionar um ambiente propício para o crescimento e entretenimento infantil. São inúmeras obras e pesquisas com foco neste público, reforçando a importância desse investimento, especialmente no Dia das Crianças, comemorado neste 12 de outubro.

O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, destaca a importância do Governo do Estado apoiar iniciativas voltadas para este público e enfatizou que investimentos nesse setor são estratégicos para construção de um futuro melhor para o Maranhão, preparando estas gerações para enfrentar os desafios de maneira mais competente e eficaz. Ele observou que o desenvolvimento saudável e a educação de qualidade são alicerces essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Os recursos destinados pela FAPEMA contribuem na concretização de projetos para que as crianças do Maranhão tenham acesso a um ambiente rico em oportunidades de aprendizado e diversão. Na vasta lista de obras, destaque para o colorido atraente e as histórias lições de vida de ‘Festa no céu’, de Joseane Maia Santos Silva, que reúne fábulas clássicas infantis; no ‘Os cosmonautas em uma viagem espacial’, de José Felisberto, Natália Matos e Edienerson Santos, a criançada acompanha um grupo de amigos extraterrestres que faz uma viagem divertida para conhecer o universo, a terra e seus habitantes.

Na obra ‘Betinho, o jardineiro genial’, de Bárbara Irene Wasinski Prado e Lila Prado Miranda estimulam a percepção das crianças para compreender a arquitetura ao seu redor e que este conhecimento pode ser facilmente absorvido nesta faixa etária. Sob a ótica dos indígenas, o livro ‘Histórias do céu, contadas por Zahy e Tatá’, de Maria José Sá e Cleydson Wallace da Silva, fala da vida da tribo Araribóia, com linguagem bem acessível ás crianças. Para o público juvenil, ‘Além das lendas’, dos reconhecidos quadrinhistas maranhenses Iramir Júnior, Beto Nicácio, Ronilson Freire, Rom Freire, Marcos Caldas e Amanda Belo.

O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é uma ocasião especial que nos lembra da importância de cuidar e investir no futuro das crianças. É um dia dedicado a celebrar a infância e promover a alegria das crianças. Nesse contexto, a FAPEMA desempenha um papel fundamental ao apoiar pesquisas que promovem o desenvolvimento saudável e o entretenimento das crianças maranhenses. Isso não só proporciona uma celebração significativa no Dia das Crianças, mas também contribui para um futuro mais promissor para as crianças do estado.

No âmbito dos projetos, a fundação maranhense apoia estudos nas áreas de saúde, educação, lazer e outros. Nestas dezenas de iniciativas, a pesquisa ‘Perfil microbiológico o biofilme dental de crianças com paralisia cerebral associada ou não a síndrome congênita do zika’, de Beatriz Hellen Machado, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); no trabalho ‘O impacto das atividades lúdicas no desenvolvimento crianças e adolescentes’, Lardson Sousa, da Uemasul, relaciona lazer e crescimento nesta faixa etária.

Também com apoio da FAPEMA, na educação e tecnologia, Sabrina Silveira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), desenvolve o estudo ‘Desenvolvimento de plataforma para ensino de programação e robótica para crianças’.

Estes são parte de uma gama de iniciativas que, apoiados pelo governo, via FAPEMA, reforçam o compromisso da gestão em promover o bem-estar das crianças, abrangendo uma variedade de áreas, e é digno de reconhecimento, especialmente no Dia das Crianças. É a gestão reconhecendo a importância dessas iniciativas e seu impacto positivo na formação das crianças maranhenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *