-->

O Cordino entrou com um mandado de garantia no TJD-MA (Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão) pedindo uma punição maior aos clubes que desistiram através de ofício da Copa FMF 2023 (Sampaio, Moto, IAPE, Pinheiro, São José de Ribamar e Chapadinha), competição que definiria os donos das últimas vagas restantes do futebol maranhense na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024.

Em seu mandado de garantia, o Cordino requer as vagas nacionais e cita o regulamento específico do Campeonato Maranhense de 2023, que prevê dois anos de suspensão aos clubes desistentes da Copa FMF. Após cancelar a Copa FMF, a Federação Maranhense confirmou apenas uma multa de R$ 5 mil a cada equipe que desistiu da competição e extinguir a competição (Copa FMF), do seu calendário.

Além disso, a FMF confirmou que os donos das vagas nacionais seriam Sampaio na Copa do Brasil 2024 e Moto na Série D do Brasileiro 2024, levando em consideração a classificação do Campeonato Maranhense de 2023.

Com a desistência desses seis times, a Copa FMF ficou inviável, já que o art. 25 do Regulamento Geral de Competições da CBF obriga uma copa estadual ou torneio seletivo com vaga em competições nacionais a ter participação mínima de seis times, sendo quatro deles da primeira divisão do Estadual. Após as desistências, apenas Cordino e o campeão da Segundinha Maranhense ainda estariam aptos para disputar o torneio seletivo.

Sampaio, Moto, IAPE, São José e Pinheiro alegaram que a Copa FMF 2023 prejudicaria seus recursos financeiros, já que eles teriam de arcar com custos de arbitragem, viagens, hospedagens e pagamento de atletas para uma competição de curto período, o que comprometeria o planejamento para a disputa do Campeonato Maranhense de 2024.

Além disso, o Sampaio ainda estaria na disputa do Brasileiro da Série B, que só deve terminar no dia 25 de novembro, o que seria um grande empecilho para a Copa FMF 2023 e todos estão focados na Bolívia seguir na Série B para melhorar o Ranking de Federações da CBF, na distribuição das vagas em competições nacionais principalmente a 3ª vaga maranhense na Copa do Brasil. Sampaio e Moto ainda tem a Pré-Copa do Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *