-->

A Comissão Especial sobre Violência Obstétrica e Morte Materna da Câmara dos Deputados realizará uma nova audiência na próxima quarta-feira, dia 20, às 15 horas. O objetivo é ouvir algumas vítimas desse tipo de violência, incluindo Maryana de Morais Oliveira Mael, Ellen Ribeiro Rocha, Lea Patrícia da Costa, Juliana Gomes Campos e Ana Elen Torres da Mota Souza. O local exato da audiência ainda não foi definido.

A deputada Silvye Alves, 1ª vice-presidente da comissão, ressaltou a importância de ouvir as vítimas para compreender a dimensão do problema e buscar soluções. Ela destacou a necessidade de definir medidas que evitem a continuidade desses casos e identificar as circunstâncias que contribuem para essa prática.

De acordo com a pesquisa Nascer no Brasil, 45% das mulheres entrevistadas afirmaram ter enfrentado algum tipo de violência obstétrica no Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede privada, esse percentual foi de 30%.

A comissão foi criada em março deste ano e tem como presidente a deputada Soraya Santos (PL-RJ) e como relatora a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS). Seu trabalho visa abordar e encontrar soluções para a questão da violência obstétrica e a mortalidade materna no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *