-->

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) e o Serviço Nacional da Indústria no Maranhão (SENAI-MA) devem oficializar, ainda este mês, parcerias estratégicas inéditas para ações de inclusão social e desenvolvimento econômico para o estado.

Duas reuniões já foram realizadas, na sede da SEDEPE, para tratar de cooperação mútua entre as duas instituições, incluindo o Programa Casas de Esperança, a viabilização da cadeia econômica do hidrogênio verde no estado, além da verticalização e da exportação da cadeia produtiva da fruticultura maranhense.

O secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares, acompanhado do assessor de Relações Institucionais, José Domingues Neto, esteve reunido com a assessora técnica, Lenka Rego, e a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-MA, para tratar das minutas referentes aos Acordos de Cooperação Técnica a serem celebrados com a SEDEPE. São três acordos para finalidades específicas: cursos de qualificação técnica, de acordo com formação nacional do SENAI, para mulheres/mães assistidas pela Casa de Esperanças; o desenvolvimento de atividades conjuntas que viabilizem o mapeamento de desafios, criação de agenda tecnológica, roadmap, e captação de recursos, desenvolvimento de projetos de pesquisa, criação de novos produtos e inovação tecnológica voltados para a verticalização da cadeia produtiva de frutas típicas do Maranhão, impulsionando a produção, comercialização e exportação de produtos da fruticultura regional e de viabilização de um ub de hidrogênio verde.

“O SENAI é um parceiro forte em diversas áreas, com quadros extremamente capacitados. É isso que sempre buscamos na SEDEPE para o êxito em cada projeto desenvolvido”, explica o assessor de Relações Institucionais, José Domingues Neto.

Hidrogênio Verde – Um dos acordos tem vantagem competitiva a partir das riquezas ambientais maranhenses. De acordo com o secretário José Reinaldo, a abundância de recursos hídricos favorece a implantação de um hub de hidrogênio verde no estado. O Acordo de Cooperação Técnica com o SENAI prevê a transformação do Complexo Portuário do Estado em um polo de produção de hidrogênio verde para abastecimento da indústria nacional e internacional.

O secretário e ex-governador destaca a importância da cooperação mútua entre as duas entidades, ressaltando que a SEDEPE tem buscado parcerias estratégicas com as instituições mais respaldadas do Maranhão e do Brasil para um impacto consistente em cada programa e ação desenvolvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *