-->

Uma equipe do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, está no município de Zé Doca, para fazer uma ampla reportagem sobre a destruição da casa do agricultor Manoel França dos Santos, de 57 anos, conhecido como “Seu Mano”. Nesta quinta-feira, 21, a equipe esteve na prefeitura da cidade tentando conversar com a prefeita Josinha Cunha, irmã do deputado federal Josimar Maranhãozinho.

“Seu Mano” sentando no que restou de sua casa

A destruição da casa de “Seu Mano” aconteceu nessa segunda-feira, 18, quando, acompanhada de um oficial de justiça, a Polícia Militar deu cumprimento a um mandado de reintegração de posse, requerido pela prefeitura de Zé Doca, e concedido pelo juízo da comarca local, em circunstâncias irregulares, pois não se trata de uma área da municipalidade e sim federal.

As fortes imagens da grave ação de destruição, como classificou o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), proprietário da área, em regulamentação, tiveram repercussão nacional e acabaram atraindo a atenção do programa Fantástico.

Apesar da área onde estava o imóvel destruído pertencer à União, que estava em processo de regulamentação com o dono da casa, o pedido de reintegração de posse foi feito pelo Município de Zé Doca, em 21 de junho deste ano.

Primeiro contato após a destruição – Apurou O INFORMANTE que o primeiro contado deles com a terra totalmente destruída, após a polêmica reintegração de posse, foi de muito choro e dor. Manoel e família retornaram ao local, nessa quarta-feira, 20, para ver como estavam os animais e o que havia sobrado de seu patrimônio. Viu animais mortos e uma completa destruição dos bens que levou mais de 15 anos para construir.

Relembre o caso:

Demolição da casa de agricultores em Zé Doca é denunciada pelo INCRA à PF

7 thoughts on “Destruição irregular de casa atrai Fantástico para Zé Doca e equipe da Globo já está na cidade

  1. Uma barbárie,um Juiz incompetente tem que ser denunciado ao CNJ e,uma Prefeita inapta para o cargo com intesses escusos na área de um pobre assentado.MPF/PF neles,isso se o “dono”da PF permitir.

  2. Agora estão tentando arrumar motivos para desqualificar a IMAGEM do Sr. Mano. Nada absolutamente nada, justifica a atitude tomada. Quem mora em Zé Doca e não é submetido aos ditames do comando Zé Doca, sabe que atitudes semelhantes a essa já são costumeiras (algumas se usa a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura) para perseguir adversários, usando como desculpa determinadas irregularidades ambientais. Quando os perseguidos sedem ao grupo, os crimes são anulados e por incrível que pareça (naõ se deixa regularizar as empresas que supostamente apresentam erros). Em outros casos, comerciantes teem seus comércios praticamente fechados com tapumes nas portas. Temos muitas coisas… fantásticas que somente vivenciando se consegue acreditar. (Esse é o jeito Jozinha de administrar). Só sei que é hora de mudar. Não dá mais e nem adianta desculpas esfarrapadas, são incontáveis atos. Esperemos que a MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, o Ministério da JUSTIÇA não faça injustiça, se manifeste. Isto ocorreu no Estado do Ministro da Justiça. Temos todos os motivos para realizarmos uma ação em conjunto contra o mau. Contra o VERGONHOSO ABUSO DE PODER. Estamos no brasil do Século XXI e não mais sob as égides do cangaço nordestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *