Para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, de rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a programação alusiva do “Agosto Dourado”. Entre as atividades, cursos para gestantes, rodas de conversa e mamaço.
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, dispõe de Banco de Leite Humano e precisa ter no mínimo 8 litros em estoque diário, contando ao todo com uma média mensal de 140 litros de leite humano coletados para manter os pacientes da maternidade. A supervisora do Banco de Leite Humano (BLH), Irenildes Costa, destacou o fortalecimento da campanha para apoio e incentivo ao aleitamento materno.
“Quando falamos de aleitamento materno temos o privilégio de vivenciar todos os dias, e ainda mais que somos uma maternidade com o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) e sabemos que um dos critérios são os dez passos para o sucesso do aleitamento materno”. E acrescentou: “Também vamos enfatizar sobre fazer a diferença para esses pais que trabalham, pois é importante para que o bebê tenha o tempo necessário de amamentação”, disse Irenildes Costa.
A diretora administrativa da unidade, Ana Clotildes Rolim, ressaltou a equipe da maternidade traz a orientação, apoio e o incentivo à família que está amamentando, e reforça a importância deste momento para o bebê. “Nós somos uma unidade referência em atendimento de alta complexidade para todo o estado e também damos suporte no banco de leite humano. Nós temos aqui na unidade, equipe de apoio e amamentação para as nossas funcionárias e pacientes, além do nosso banco de leite que orienta e incentiva essa amamentação e vínculo mãe e bebê seja continuo”, disse.
Na sexta-feira (4), o tema “Apoio e amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” foi abordado e enfatizado sobre a continuação no aleitamento na volta ao trabalho e para isso as equipes da maternidade prepararam programação setorial para abordar o fortalecimento da ação alusiva ao “Agosto Dourado”.
A nutricionista da coordenação estadual de alimentação e nutrição da SES, Nádia Caroline de Moura Matias, abordou sobre o apoio na amamentação aos pais que trabalham fora e amamentam. “Gera a questão dessa organização deles de ainda continuarem com amamentação exclusiva, essa importância será trabalhada durante todo mês”, pontuou.
As atividades serão retomadas nesta quarta-feira (9) com curso para gestantes abordando a temática “Direitos da Mulher e o trabalho de parto”; no dia 16 de agosto a roda de conversa conta com tema “Aleitamento Materno e a Orientação Nutricional para Gestantes e Puérperas”; no dia 23 de agosto roda de conversa com gestante realiza “Encontro Coletivo com Psicólogos e Serviço Social em prol das Gestantes na Macma”. Na unidade, a campanha será finalizada com Mamaço, dia 31 de agosto, na área externa da unidade.
Banco de Leite Humano
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão conta com o Banco de Leite Humano (BLH) responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, além de execução das atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano dentro da maternidade. A equipe é qualificada e apta em amamentação com base Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos (NBCAL- Lei 11. 265) e com conhecimento básico na Atenção Integral e Humanizada ao Recém-nascido Grave ou potencialmente grave. A unidade da rede da SES é gerenciada pelo Instituto Acqua.
O Banco de Leite tem como função orientar, incentivar e apoiar as mães de bebês impossibilitados de serem amamentados diretamente ao seio, a realizarem a extração do leite materno seis a oito vezes por dia para a manutenção da lactação e possibilitar a oferta de leite materno cru ao bebê. As equipes informam às mães sobre os danos que bicos, chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo podem causar no processo de amamentação. Outra função é realizar contato com as mães em até 10 dias após a alta hospitalar para verificar como está o andamento da amamentação.