-->

O Campeonato da Série C de 2024 terá um participante inédito. Bahia de Feira-BA e Athletic-MG farão o duelo, na Série D, para saber quem será o novato na terceira divisão do pleito nacional. Os outros seis times ainda vivos na disputa já estiveram na Série C em outras oportunidades. Mas também só existia até a terceira divisão. A partir de 2009 que foi criada a 4ª divisão (Série D) do futebol brasileiro.

Com 86 anos de história, o Bahia de Feira é pouco conhecido no cenário nacional. Com cinco participações na Série D e quatro na Copa do Brasil, o clube vem crescendo a partir de 2011, quando conquistou seu primeiro e único título estadual.

Já o Athletic tem 114 anos de história, mas ficou 48 temporadas longe do profissional. Voltou em 2018 para incomodar. Esteve esse ano na Copa do Brasil e está disputando a Série D pela primeira vez, já podendo fazer história.

VETERANOS

Os demais times já disputaram a Série C. Uma das vagas sairá do confronto entre Maranhão e Ferroviário. O time cearense é um velho conhecido, inclusive foi rebaixado no ano passado. Já foram 16 participações, contra apenas quatro da equipe maranhense, que disputou o torneio pela última vez em 2006. O Maranhão, no entanto, já passou pelas quatro divisões do futebol brasileiro. A última participação na Terceirona, objetivo atual, foi em 2006, quando a equipe caiu na fase inicial.

O confronto entre Caxias e Portuguesa-RJ também é entre um veterano e um novato. O time grená já disputou a Série C 16 vezes, mas a última em 2015. A equipe do Rio de Janeiro só esteve duas vezes no torneio, e já faz tempo. A última vez foi em 2004.

Por fim, Ferroviária e Sousa possuem campanhas semelhantes. Ambos disputaram a Série C em três oportunidades. O time de Araraquara jogou pela última vez em 2002, um ano antes da última participação do clube paraibano.

MARANHÃO – 2006 (4).

FERROVIÁRIO – 2022 (16)

CAXIAS – 2015 (16)

PORTUGUESA-RJ – 2004 (2)

BAHIA DE FEIRA – Nunca disputou.

ATHLETIC – Nunca disputou.

FERROVIÁRIA – 2002 (3)

SOUSA  – 2003 (3)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *