-->

O projeto de um banco popular para a população maranhense foi uma das promessas de campanha do governador Brandão

O secretário José Reinaldo Tavares, o assessor especial Augusto Lobato e o auditor e ex-prefeito Jomar Fernandes em encontro para viabilizar o projeto

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) iniciou a concepção de mais um projeto voltado para o desenvolvimento econômico e o combate à desigualdade social do Maranhão.

Em reunião, realizada na sede do órgão, o secretário e ex-governador José Reinaldo Tavares, acompanhado do assessor especial, Augusto Lobato, debateu com o auditor fiscal e ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes a criação de um Banco do Povo. Fernandes, que já possui experiência na área por ter implementado um banco similar durante seu mandato como prefeito de Imperatriz, trouxe contribuições valiosas para a mesa de discussão. O ex-prefeito estava acompanhado por IandecyFernandes Regadas, técnica agropecuária, cujo conhecimento complementou a expertise.

Uma das principais promessas do projeto – que foi um dos compromissos de campanha do governador Carlos Brandão – é a inclusão financeira e o estímulo ao empreendedorismo local. O objetivo do banco é fornecer microcréditos e assistência financeira a pequenos negócios e empreendedores de baixa renda, incentivando a geração de empregos e o crescimento sustentável da economia local. A iniciativa também deverá contar com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Maranhão (Sebrae-MA) para estimular cadeias de pequenos negócios.

Ao final da reunião, Jomar Fernandes se comprometeu a enviar uma minuta do Fundo de Aval, um componente fundamental do projeto, um mecanismo financeiro que fornece garantias ao banco para empréstimos a empresas ou empreendedores, facilitando o acesso ao crédito.

Para o secretário, o projeto tem a finalidade de incentivar o empreendedorismo, reduzir as desigualdades e abrir portas para um futuro mais promissor para os cidadãos maranhenses.

“Toda a atuação da nossa Secretaria é voltada para o desenvolvimento do estado. Mas isso não pode ser feito de forma a favorecer apenas os grandes empreendimentos e sem considerar o enorme percentual de pessoas que precisam de renda”, explicou José Reinaldo.

3 thoughts on “SEDEPE discute criação de um Banco do Povo no Maranhão

  1. Deveriam ter criatividade e mudar o nome e sigla dessa secretaria. Porque valorizar outro estado assim? Eu pensei que fosse do pernambuco. Se é do Maranhão tem que terminar em MA! Deveria ser SEDEMA.

  2. Nos parece um Projeto importante. Sugiro que na proposta seja incluída formação em gestão de pequenos empreendimentos, formação em economia e pequenos negócios em linguagem acessível que possibilite aos novos empreendedores de baixa renda conhecimentos básicos sobre economia e gestão, dobre comercialização da produção e outros temas que os ajudam a entrar em um negócio com segurança e clareza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *