-->

O Porto do Itaqui foi reconhecido no “Oscar do setor portuário”, o Prêmio Portos + Brasil,  pelo quarto ano consecutivo. Na edição de 2023, o porto público do Maranhão conquistou o 2° lugar no Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP, categoria principal da premiação concedida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR).

Governador Brandão e Gilberto Lins durante o recebimento do prêmio

O objetivo principal do prêmio é avaliar e reconhecer o desempenho dos melhores portos públicos do país e o Porto do Itaqui está entre os vencedores desde a primeira edição.

O presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, acompanhado do governador Carlos Brandão, esteve em Brasília para a cerimônia de premiação realizada nesta quarta-feira, 09, que contou ainda com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França; do secretário nacional de portos, Fabrizio Pierdomenico; do secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Roberto Gusmão, e do diretor geral da ANTAQ, Eduardo Nery, dentre outras autoridades.

“Comemoramos a excelência do porto como um pilar fundamental da economia nacional e como um componente essencial da infraestrutura logística do Brasil. Esses resultados notáveis são inteiramente atribuídos à dedicação incansável de nossa equipe, à colaboração valiosa de nossos parceiros e clientes, assim como à contribuição inestimável dos profissionais portuários que compõem esta dessa história de sucesso”, destacou o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins.

Em sua quarta edição, o Prêmio Portos + Brasil ganhou novas categorias, totalizando dez.. As grandes novidades são as categorias específicas para crescimento de movimentação (Granel Sólido, Granel Líquido, Carga Geral e Contêineres), além do acréscimo de uma nova categoria principal Avanço IGAP, dedicado às Autoridades Portuárias que apresentaram melhorias significativas no Índice da Gestão das Autoridades Portuárias, um indicador que avalia diversos aspectos como eficiência operacional, eficiência administrativa, manutenção de acessos aquaviários, execução orçamentária de investimentos, entre outros.

Em sua manifestação, Lins mostrou, ainda, os recentes recordes registrados no Porto do Itaqui, entre eles, a movimentação da soja, registrada em junho. “Estamos extremamente satisfeitos em compartilhar os marcos recentes que têm delineado nossa trajetória de sucesso. Em junho, estabelecemos um recorde histórico ao registrar uma movimentação recorde de soja, totalizando 2 milhões de toneladas, representando um aumento de 6% em relação ao ano anterior”, afirmou.

Durante o primeiro semestre de 2023, o Itaqui registrou um crescimento significativo de 7% em relação ao ano anterior, chegando a quase 17 milhões de toneladas de cargas movimentadas, incluindo não apenas soja, mas também fertilizantes, milho e cobre.

A eficiência operacional é também grande responsável pela conquista. Nos primeiros sete meses de 2023, os berços do Porto do Itaqui tiveram uma taxa média de ocupação de 91%, comparada aos 83% do mesmo período no ano anterior. Além disso, no mesmo período, as operações nos berços totalizaram cerca de 31 mil horas, ultrapassando as 28 mil horas do mesmo intervalo, em 2022. Esses saltos evidenciam a gestão otimizada de entrada e saída de embarcações e a melhoria contínua que é nossa meta.

O presidente do Itaqui destaca ainda que, mais que a grandiosidade dos números, o Itaqui busca o destaque de todo Arco Norte. “O papel de um Porto Público transcende meramente um negócio; ele é um catalisador de desenvolvimento. Não é um fim, mas sim um meio para fomentar o crescimento econômico em cidades, regiões, estados e, por consequência, em todo o Brasil. Isso se traduz em valor social, geração de empregos e desenvolvimento em todas as áreas.”, disse.

Prêmio Portos +Brasil – O ranking nacional do IGAP é avaliado com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), uma métrica composta por 15 indicadores que abrangem desde o retorno financeiro até a eficiência operacional, passando pela manutenção das vias aquaviárias, transparência e conformidade com as normas da ANTAQ.

Nesse cenário, a administração do Porto do Itaqui se destaca, conquistando um lugar de prestígio no ranking nacional ao ser reconhecida como uma das gestões portuárias mais eficazes do país por dois anos seguidos.

As demais categorias do Prêmio são Crescimento da Movimentação Granel Sólido Agrícola; Crescimento da Movimentação Granel Sólido Mineral; Crescimento da Movimentação Granel Líquido; Crescimento da Movimentação Container; e Avanço Igap.

NOTA

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, 09, em Brasília, o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, acompanhado do governador Carlos Brandão, subiu ao pódio do Portos + Brasil, premiação concedida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), para receber o troféu do porto público maranhense no “Oscar” do setor portuário. Pelo quarto ano consecutivo, a eficiência e gestão do Porto do Itaqui foi reconhecida pelo Governo Federal. Na quarta edição do prêmio, o porto maranhense recebeu o 2° lugar no Ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), principal categoria da noite.

Hoje foi um dia de celebração em Brasília, onde o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, e o governador Carlos Brandão subiram ao pódio do Portos + Brasil e receberam o 2º lugar na categoria Ranking IGAP, neste que é o ‘Oscar’ do setor portuário, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR)! Pelo quarto ano consecutivo, nossa dedicação à eficiência e à gestão foi reconhecida pelo Governo Federal, conquista que compartilhamos com toda a equipe e parceiros que fazem do nosso porto um verdadeiro sucesso. 💼🤝 Vamos continuar trabalhando duro para elevar ainda mais o Maranhão e todo Arco Norte.  👏🙏 #PortodoItaqui #PortosMaisBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *