-->

Governador Brandão com o secretário Tiago Fernandes no início do evento de lançamento do programa

Com o objetivo de estabelecer um pacto de cooperação técnica entre Estado e Municípios, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está lançando, na manhã desta quinta-feira, 3, no auditório do Hotel Blue Tree, em São Luís, o Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária. O evento conta com a presença de várias autoridades, incluindo o governador Carlos Brandão e o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos maranhenses.

Um marco na história da Saúde no MA – “Esse programa marcará a história da Saúde no Maranhão. É a união de esforços e um forte apoio do governo para reverter indicadores de saúde que impactam diretamente a vida dos maranhenses. O programa chega para fortalecer esse atendimento que é realizado pela atenção básica, tão importante à população”, disse Tiago Fernandes, secretário estadual de saúde.

Porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), é na Atenção Primária em Saúde (APS) que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da saúde. Neste sentido, o Programa Cuidar de Todos visa fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no estado.

O Cuidar de Todos possui três etapas para implantação. A primeira é a de adesão dos municípios ao programa e doação de equipamentos para gestão municipal a serem destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. A segunda etapa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. A terceira é a premiação do concurso Inova Saúde.

Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as Unidades de Saúde da Família (USF) e às equipes de Saúde da Família (eSF), conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura destes dispositivos nos seus respectivos municípios e consequentemente apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *