-->

O deputado federal maranhense André Fufuca reagiu às notícias publicadas em veículos de imprensa nacionais dando conta de que ele teria enviado mais de R$ 1,5 milhão para uma empresa fantasma que está no centro de investigação sobre venda de emendas parlamentares.

Deputado André Fufuca reagiu às notícias de que teria desviado recursos de emendas

Anunciado como provável futuro ministro do governo Lula, na cota reservada pelo presidente para garantir o apoio de partidos do Centrão, o deputado federal maranhense do PP, André Fufuca, indicação do presidente da Câmara, Arthur Lira, segundo as notícias, teria abastecido com recursos de uma emenda parlamentar de sua autoria uma empresa fantasma envolvida em um esquema de desvio de verbas federais.

]Segundo a coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do site Metrópoles, por exemplo, o deputado teria destinado R$ 1,6 milhão ao Maranhão, “recursos de uma emenda parlamentar que foram parar na P.R.L. Pereira Construções, uma firma obscura que tinha sido aberta pouco tempo antes e que viria a aparecer no centro de uma investigação federal que envolve desvios milionários de recursos públicos”.

“Rebatizada com o nome fantasia Caru Construções, a P.R.L. Pereira, é parte de um emaranhado de empresas que, a partir do primeiro semestre de 2020, entraram na mira da Polícia Federal e do Ministério Público Federal sob a suspeita de integrarem um esquema de compra e venda de emendas, por meio do qual parlamentares que enviam os recursos recebem de volta uma parte do dinheiro desviado nos contratos”, diz ainda a matéria, informando, também, que “as investigações se concentram especialmente no Maranhão. O esquema foi evoluindo ao longo dos anos, até que, nos últimos anos, um deputado federal do estado, Josimar de Maranhãozinho, do PL, foi descoberto como o chefe da megaestrutura montada para desviar”.

Diz ainda a matéria do Metrópoles: “O dinheiro da emenda de André Fufuca foi parar na empresa por intermédio da Sudam, a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, que repassou o valor das emendas para as duas prefeituras por meio de convênios, ambos para recuperação de estradas vicinais. Trata-se de uma artimanha manjada pelos órgãos de controle, porque é um serviço que ou não é executado ou é feito à meia-boca e, quando há alguma ação de fiscalização, os responsáveis alegam simplesmente que choveu e a estrada voltou às condições precárias de antes. Muitas vezes, quando acontece de alguma obra ser feita, o maquinário utilizado é das próprias prefeituras, assim como os operários incumbidos de fazer o trabalho. Nesses casos, as empresas contratadas fazem só figuração, para garantir o repasse dos recursos”.

Fufuca esclarece – Procurado pelo portal O INFOR’MANTE, o deputado André Fufuca encaminhou uma nota da Assessoria de Comunicação da Liderança do seu partido, o Progressistas (PP).

Eis a íntegra da nota:

“Em relação à matéria ‘Anunciado como ministro de Lula, deputado mandou dinheiro para empresa fantasma’, publicado no portal Metrópoles nesta sexta-feira, 11, gostaríamos de destacar que:

1) O título não condiz com o conteúdo, pois a própria reportagem (oitavo parágrafo) informa que o deputado André Fufuca destinou recurso à Sudam e NÃO a uma empresa específica;
2) A reportagem evidencia que foi a Sudam a responsável por encaminhar os valores à empresa;
3) Cabe ao deputado federal apenas indicar emendas e ele NÃO é responsável pela execução das obras para as quais os recursos foram destinados;
4) Sobre a execução das obras, salientamos que existem órgãos de controle e investigação, a exemplo dos Tribunais de Contas, encarregados especificamente de fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos.
5) Esta assessoria nem o Líder André Fufuca jamais foram procurados para esclarecer referida reportagem, que, infelizmente, levantou falsa acusação contra o deputado”.

A coluna de Rangel disse que havia tentado ouvir André Fufuca, no que foi desmentida na nota da Liderança do Progressistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *