O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, na última terça-feira (22), a Nota do Comércio Varejista, que apresentou o resultado positivo do setor no Estado, no primeiro semestre do ano. A publicação destacou expansão de 0,8%, entre maio e junho de 2023, crescimento acima da média nacional, que se manteve constante em junho, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda de acordo com os dados, o varejo maranhense acumulou uma alta de 9,0% no quadrimestre, em comparação ao mesmo período do ano anterior, e o comércio varejista ampliado, que inclui os setores de “Veículos, Motos, Partes e Peças”, “Materiais de Construção” e “Atacado especializado em Alimentos, Bebidas e Fumo”, registrou um avanço de 7,6% em junho, frente a maio de 2023; números que representam o maior crescimento mensal entre os 27 estados da Federação brasileira.
Para o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca, os dados são reflexo de investimentos do Governo do Maranhão em ações estratégicas que impulsionam negócios, impactando diretamente na economia. “Recebemos com otimismo a nota técnica do IMESC, pois mostra que o maranhense está tendo condições de consumir e fazer a renda circular no estado. Tudo isso é reflexo de políticas do governo que têm gerado mais oportunidades para a população, comprovando os dados recentes do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que mostraram alta nos empregos, com as nossas micro e pequenas empresas sendo responsáveis pela geração de 1,5 mil empregos formais no Maranhão”, explicou.
Júnior Marreca também declarou estar confiante quanto aos bons resultados para o segundo semestre. “Seguimos com grandes expectativas de mantermos ritmo de alta. O governador Carlos Brandão tem investido em projetos e parcerias focadas em áreas mais variadas, para garantir ainda mais oportunidades aos maranhenses. São ações que têm impacto direto na economia: ao incentivar o desenvolvimento de pequenos negócios nos municípios, como a Seinc vem fazendo com programas como o Cidade Empreendedora, temos como resposta dados positivos como os divulgados pelo Imesc. Assim como quando garantimos os meios para que grandes empresas se instalem em nossos distritos e parques industriais, também colhemos como fruto o crescimento econômico”, frisou o secretário.
“Então, nos mantemos confiantes nesse cenário, ainda mais com a proximidade do final do ano, época festiva que movimenta e bem o comércio no Maranhão todo”, completou o gestor.
Cidade Empreendedora – Para fomentar o empreendedorismo no Maranhão, a Seinc vem investindo em ações nos municípios, em parceria com o Sebrae, voltadas para cinco eixos estratégicos: atores do desenvolvimento, sala do empreendedor, desburocratização, compras públicas e educação empreendedora. Trata-se do programa Cidade Empreendedora, que, em seu 3° ciclo, já impactou 53 cidades, e nesta nova fase abrangerá mais 71 municípios.
A expectativa é ampliar o número de empresas abertas e regularizadas, fortalecer cadeias produtivas e garantir um saldo positivo da geração de empregos nos municípios contemplados.