-->

São Luís, Raposa, Paço Lumiar e São José de Ribamar se unem para oferecer uma jornada única pelo turismo agro rural da região

A Grande Ilha do Maranhão reserva uma surpresa especial para os amantes do turismo de experiência e da cultura local: é o primeiro Circuito de Agroturismo da região metropolitana de São Luís. O Circuito Agroturismo SLZ, traz uma oportunidade única de explorar a riqueza dos processos produtivos rurais e empreendimentos da região. O destaque é o estímulo à conservação ambiental e à geração de empregos com empreendimentos que oferecem uma variedade de atividades, desde a visita a fazendas e sítios, até a experiência com a gastronomia local, valorizando os sabores típicos da região.

Os produtores que participam do Circuito destacam a importância da elaboração e integração dos municípios para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços turísticos oferecidos. “O Circuito é um projeto inovador em nosso município, que está ajudando no desenvolvimento de nossa propriedade, mostrando nossa produção para um público maior e mais diversificado”, relatou a produtora Carla Garcês, representante do Plantas Alberto, empresa que trabalha com a produção de flores e plantas ornamentais em Paço do Lumiar. “Nos sentimos honrados em fazer parte deste primeiro circuito. É uma maneira de dar visibilidade e avançar no desenvolvimento sustentável de nossos espaços”, declarou Mirella Giusti, representante do empreendimento Vivenda Orgânicos, também do município de Paço do Lumiar.

Idealizado e estruturado pelo Sebrae, o Circuito Agroturismo SLZ é uma iniciativa pioneira e uma oportunidade única de se encantar com as tradições e belezas da Grande Ilha do Maranhão no que se refere ao campo e a empreendimentos rurais, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico e social da região.

Além de proporcionar momentos inesquecíveis aos turistas, o Circuito Agroturismo SLZ impacta positivamente na economia local. Com o aumento da demanda turística, os empreendimentos têm a oportunidade de agregar valor aos produtos agrícolas, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. “É evidente que os municípios possuem potenciais turísticos consideráveis, inclusive atividades que já estão acontecendo com sucesso, com o apoio da gestão municipal de cada cidade que compõe a nossa Grande Ilha”, enfatizou o Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, durante o lançamento do circuito, que aconteceu no dia 07 de julho, no Haras 4 irmãos, e contou também com a presença da diretora de Administração e Finanças, Edila Neves.

Fazem parte do circuito o Haras 4 irmãos, Sítio Cajueiro, Viveiro Pôr do Sol, Sol Nascente Apiário, Plantas Alberto, Vivenda Orgânica, Aventura Rural, Marisqueiras do Timbuba, Ilha do Sururu, Sítio Pantanal e Fazendinha Parque Raposa. “A união de cadeias tão importantes e influentes como o Agro e o Turismo é muito positiva, pois contribui para o desenvolvimento do território. Estamos no momento adequado, pois o mercado atual demanda produtos como o Circuito Agroturismo SLZ”, ressaltou a Coordenadora de Territórios Empreendedores do Sebrae, Flávia Nadler.

“Nos preparamos em duas vertentes: uma, foi fazendo uma reforma na estrutura, que já estava em andamento, e que resultou numa cozinha bem mais adequada, expansão da varanda e na melhoria do lavabo. A outra foi na parte organizacional, alinhando melhor as atividades dos colaboradores, criando um MEI e um QR Code, para agilizar pagamentos, entre várias outras melhorias secundárias”, como informou Vilma Bello Cavalcanti, proprietária do sítio Doce Cajueiro.

Conservação ambiental é destaque no Circuito Agroturismo

A conservação ambiental é outro benefício inerente ao agroturismo. Ao vivenciar o cotidiano do campo e conhecer os processos produtivos rurais, os visitantes se conectam com a natureza e compreendem a importância da preservação ambiental para a manutenção dessas riquezas culturais. “Nossa intenção é levar os visitantes a uma viagem pelo universo do agroturismo, despertando a consciência sobre a importância da preservação ambiental e valorizando o trabalho e a cultura das comunidades locais”, afirma Renata Costa, Gestora de Turismo na Unidade São Luís do Sebrae Maranhão que também fala sobre o próximo passo do Circuito que será a realização de um FAMTUOR (Familiarização com o Destino Turístico) para agências e receptivos que atuam na Grande Ilha que irá acontecer nos dias 29 e 30 de agosto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *