-->

A Prefeitura de Timon recebeu reconhecimento pelo seu trabalho no setor da assistência social durante uma audiência pública realizada recentemente. A audiência, organizada pelo Ministério Público de Timon, teve como tema a Rede de Atuação voltada para o atendimento às pessoas em situação de rua, mantida pela prefeitura.

O promotor de justiça, Dr. Antônio Borges, expressou orgulho pelo trabalho realizado pela equipe da assistência social e da saúde no município, destacando a atuação efetiva da rede de atendimento à população em situação de rua. Ele ressaltou a importância da parceria entre a sociedade, a gestão municipal e o Ministério Público para atender as necessidades dessa população.

A audiência contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público, Prefeitura de Timon, sociedade civil, OAB de Timon, Defensoria Pública e os próprios usuários do serviço, que foram os principais protagonistas do evento.

Durante a audiência, as assessoras técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Adriana Cabral e Clarissa Mota, apresentaram a Rede de Atuação para pessoas em situação de rua em Timon. Foi destacado o fluxo de atendimento sólido disponibilizado pelo município, que tem como porta de entrada o Centro Pop. Nesse local, os usuários têm acesso diário a refeições, higiene básica, orientação sobre documentação pessoal e participam de atividades em grupo com profissionais como orientadores sociais, psicólogos e assistentes sociais. Todos os usuários são cadastrados e aqueles que não possuem documentos são encaminhados para atualizar sua situação documental.

Em junho a Prefeitura de Timon inaugurou o Consultório na Rua, que oferece atendimento de saúde para a população em situação de rua. Em apenas um mês, foram realizados 271 atendimentos. A equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, composta por médicos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos em enfermagem, realiza buscas ativas por pessoas em situação de rua e oferece serviços de saúde em uma van itinerante.

Ao final da audiência, foi assinado um termo de cooperação entre representantes do Ministério Público, OAB, Defensoria Pública e a Prefeitura de Timon. Esse termo reforça o compromisso de todos os envolvidos com os avanços da rede de proteção às pessoas em situação de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *