-->

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quinta-feira, 13, a segunda oficina de trabalho do ‘Projeto Fortalecimento da Gestão do SUS’. A oficina tem como objetivo a elaboração do Plano Estadual de Saúde para o quadriênio 2024-2027 e conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e o Ministério da Saúde. O encontro prossegue até sexta-feira (14).

Oficina de trabalho do ‘Projeto Fortalecimento da Gestão do SUS’ (Fotos: Wellington Silva).

Presente na mesa de abertura, o secretário adjunto de Engenharia e Administração da SES, Hugo Ferro, disse que a oficina auxilia na construção do planejamento estratégico e demais instrumentos de gestão. “A oficina é um espaço para descobrirmos as formas de como continuar avançando a partir dos recursos disponíveis e de como ir em busca de mais para efetivamente continuar desenvolvendo serviços de qualidade. Dessa forma, esperamos explorar outras áreas, como a Gestão do Trabalho e Educação em Saúde”, destacou.

Entre os principais pontos abordados no encontro, estão a Análise de Situação de Saúde (Asis) e macroproblemas identificados nas subsecretarias, atualização da identidade organizacional do mapa estratégico, trabalho em grupo e os encaminhamentos para a próxima etapa. “Nas próximas etapas, discutiremos a construção da ‘Missão, Visão e Valor’ da secretaria, incluindo a definição do mapa estratégico para os próximos quatro anos”, frisou o chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da SES, Carlos Humberto Abreu Júnior.

O superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto, pontuou que recurso e planejamento andam juntos. “Sabemos que em uma Secretaria de Saúde são muitas as demandas, principalmente as de última hora. Mas, se tem aquelas que são consideradas ordinárias, que obedeceram um planejamento, teremos sim condições orçamentárias de fazer mais e levar o SUS a todos os locais que mais precisam”.

A oficina é uma iniciativa ofertada às Secretarias Estaduais de Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).  Desde o ano de 2019, a SES tem participado das oficinas relacionadas ao projeto, visando fortalecer o processo, a construção do Plano Estadual de Saúde e instrumentos de planejamento, tais como os mapas estratégicos para os próximos quatro anos de gestão do SUS.

Para o assessor matricial do Projeto Regionalização e facilitador do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, Anderson Dias, a participação dos setores técnicos irá contribuir em uma análise integral. “Neste encontro, trabalhamos com o núcleo mais ampliado da Secretaria para colher as contribuições dos setores em torno da análise de situação e identificação dos principais desafios”.

Também estiveram presentes na abertura da oficina de trabalho do ‘Projeto Fortalecimento da Gestão do SUS’, a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sarah Amaral; e o coordenador da Gestão de Instrumentos e Planejamento do SUS do Ministério da Saúde, Rui Santos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *