-->

A cidade de São Luís (MA) começa a operar neste mês de julho com um novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que integrará os ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense.

O sistema foi apresentado, nesta segunda-feira, 17, em evento no auditório do SEST SENAT, com a presença de autoridades municipais e representantes de entidades ligadas ao sistema de transporte público, a exemplo de Paulo Pires, diretor executivo do SET-São Luís. Também prestigiaram a solenidade diversos gerentes e coordenadores do SET e de empresários do ramo de transporte publico, como Natália Carvalho.

Paulo Pires, diretor executivo do SET-São Luís, esteve presente na apresentação do novo sistema de bilhetagem

Durante a apresentação, os presentes puderam conferir os benefícios desse novo sistema. Além de garantir mais rapidez e segurança aos passageiros, como disse Paulo Pires, ele irá ofertar melhores serviços aos usuários. A implantação de todo o sistema envolve a colocação de outros validadores nas catracas dos coletivos urbanos e semiurbanos da região metropolitana de São Luís; a troca dos cartões de transporte (para públicos distintos: gratuidades, estudantes e vale transporte) pelos novos modelos; e inserção gradativa de outras formas de aquisição de créditos de passagem, que incluem pagamento por PIX, pagamento com QR Code e Carteira Digital.
Nos moldes que vem sendo implantada em diversas capitais do País, a Bilhetagem Eletrônica é um grande avanço para o Sistema de Transporte Público de São Luís, e será um marco para a atual gestão da Prefeitura Municipal, que conta com total apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET).

Como funciona o novo sistema – O Sistema de Bilhetagem é composto por hardware (equipamentos) e softwares projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito. Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda mais transparência e praticidade.
Esta praticidade também pode ser traduzida em redução do problema do troco para o usuário, com novas opções de pagamento das passagens, a exemplo da Carteira Digital, Pix e QR Code, que podem ser acessados via celular. Com isso, haverá redução da quantidade de dinheiro nos ônibus, diminuição do risco de assaltos, e consequente redução do tempo de embarque. É importante ressaltar que com dados extraídos do novo Sistema de Bilhetagem será possível conhecer as demandas e planejar melhor a oferta do serviço.

Novo aplicativo – No novo sistema, haverá um aplicativo da própria bilhetagem com uma carteira digital, sendo possível comprar recarga, como já é feito pelo RecargaPay, usando o saldo da carteira digital para gerar um QR Code e pagar a passagem diretamente do celular no leitor instalado dentro dos ônibus, ou seja, sem intermédio de uma mídia física (cartão). A médio prazo, o sistema também vai operar com o pagamento de passagem via débito.
E mesmo com todas essas mudanças, quem tem cartão físico pode continuar com sua utilização, que agora virá com novo layout e padronização. A entrega dos novos cartões (Meia Passagem, Gratuidades e Vale Transporte para diversos públicos) será feita de forma programada, por categoria, com ampla divulgação dos pontos de troca, inclusive para as empresas e instituições públicas.
Há a possibilidade de fazer recargas dos cartões de transporte via PIX, e a validação instantânea dos créditos também por meio de PIX. E a logo prazo, os usuários de transporte ainda terão a opção de fazer recarga a bordo com o uso de cartão de crédito ou débito, por aproximação, direto nos validadores. Para otimizar o sistema, será intensificada a biometria facial para evitar fraude no uso dos cartões com benefícios de 50% (estudantes) e 100% (gratuidades). Uma câmera fotográfica de alta resolução identifica o rosto do portador do cartão, evitando fraudes.

Secretário Diego Rodrigues (SMTT) destacou as vantagens do sistema

Prefeitura parceira – A Prefeitura de São Luís é parceira na implantação do novo sistema de bilhetagem eletrônica. Presente na solenidade, o secretário Diego Rodrigues (Trânsito e Transportes – SMTT) destacou: “A implementação do novo sistema ocorrerá gradualmente, com previsão de que, até setembro, 100% da frota esteja operando com as novas tecnologias. Durante esse período de transição, nenhum cidadão que possua o sistema antigo será prejudicado, podendo continuar utilizando seu cartão antigo até que seus créditos sejam zerados. Em alguns ônibus, os passageiros perceberão a presença de dois validadores, um novo e um antigo, para garantir a transição entre os sistemas. As trocas de cartão serão realizadas em terminais de integração, órgãos públicos e empresas privadas, e o SEST já está elaborando um cronograma para facilitar esse processo”.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *