-->

Acostumada a ignorar as demandas solicitadas por O INFORMANTE, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), resolveu procurar o portal para tentar esclarecer a matéria postada, na manhã desta sexta-feira, 7, sobre a transferência do Centro de Saúde Paulo Ramos para uma outra área do centro da capital maranhense.

Centro de Saúde Paulo Ramos todo reformado

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que não é verdadeira a informação de que o Centro de Saúde Paulo Ramos será transferido para o CTA Lira, e ressalta que o setor da Imunização da unidade passará a funcionar na Clínica da Família do Centro, que será inaugurada no próximo mês. A Semus ressalta que o Centro de Saúde Paulo Ramos é um centro de especialidades médicas, pertencente à Média e Alta Complexidade (MAC). Com isso, a alteração se faz necessária, visto que a imunização é um serviço da Atenção Primária à Saúde (APS)”, diz a nota da Semus.

Na publicação que fez nesta manhã, O INFORMANTE ressaltou: “Fonte da prefeitura garante que apenas o setor de imunização (que atende milhares de crianças, idosos e deficientes há décadas) não funcionará mais no Centro de Saúde Paulo Ramos. Será transferido para uma “Clínica da Família”, que Braide pretende inaugurar também no Centro de São Luís.  Todos os demais atendimentos permanecerão no Paulo Ramos”.

E comentou: “A demanda de imunização no Centro de Saúde Paulo Ramos é muito grande, e inúmeras pessoas podem ser prejudicadas com a mudança”.

PARA ENTENDER

Veja, a seguir, a íntegra da matéria desta manhã de O INFORMANTE:

“Caiu como uma bomba a notícia postada na nova plataforma de O INFORMANTE (Threads), de que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, vai transferir para um outro local o Centro de Saúde Paulo Ramos, uma referência há décadas em saúde na capital maranhense.

A decisão causa estranheza porque o Paulo Ramos, de amplo e fácil acesso popular, uma referência em imunização para idosos e bebês que nascem nas maternidades Benedito Leite, Materno Infantil e Santa Casa, acabou de ser totalmente reformado, estando em plenas condições de prestar um serviço bem melhor.

Segundo apurou ainda o portal, o prefeito estaria querendo transferir o Paulo Ramos para o bairro do Lira, um CT minúsculo e sem acesso fácil para a população.

“Quer dizer que quando estava em condições precárias o Paulo Ramos servia para o povo, e agora que melhorou, está todo reformado, não serve mais para a população de baixa renda”? estranhou um profissional da área de saúde que trouxe o fato ao conhecimento de O INFORMANTE. “Vai ver vão transformar em área administrativa, levando alguma coisa da SEMUS para lá. Alguém ficou de olho na nova estrutura”, especulou.

O Centro de Saúde Paulo Ramos trabalha com imunização, consultas básicas e é um centro que faz toda a testagem de tuberculose. Tem toda uma estrutura organizada para idoso, criança, deficiente. Na unidade funciona, também, uma parte de odontologia…

A unidade de saúde do município que existe no Lira é um CTA (Centro de Testagem Anônima), que faz testagem para HIV. Seria para esse prédio que o prefeito estaria pensando em transferir o Paulo Ramos.

Uma boa pauta para o Ministério Público estadual averiguar, pois milhares de pessoas podem ser prejudicadas com essa mudança.

“Só o centro de imunização” – Uma fonte da prefeitura de São Luís informou que apenas o setor de imunização do Paulo Ramos, que atende crianças, idosos e deficientes, será transferido para uma “Clínica da Família”, que Braide pretende inaugurar também no Centro de São Luís.  Todos os demais atendimentos permanecerão no Paulo Ramos.

“A demanda de imunização no Centro de Saúde Paulo Ramos é muito grande, e inúmeras pessoas podem ser prejudicadas com a mudança”, concluiu a fonte que passou a informação ao portal sobre a intenção do prefeito Eduardo Braide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *