-->

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) lançará, na segunda-feira (10), o Núcleo de Diversidade Étnico-Racial, iniciativa pioneira e inovadora para a promoção da igualdade racial nas escolas. O evento vai acontecer no Auditório Central do IEMA, localizado no bairro Anil, em São Luís, a partir das 9h.

O projeto conta com a parceria do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e visa implementar uma política de educação afrocentrada – que tenha como foco a história africana e afrobrasileira, além da representatividade em todos os setores do instituto.

“Dessa forma, enfrentamos o racismo, valorizamos a diversidade étnica e reinventamos nosso currículo e práticas pedagógicas e de gestão em nosso Instituto”, explicou a diretora-geral do IEMA, Cricielle Muniz.

O Núcleo faz parte das políticas de enfrentamento e combate ao racismo lançadas pelo Governo do Maranhão, uma das reivindicações do governador Carlos Brandão para a implementação das políticas de promoção da igualdade racial nas escolas.

Programação

O evento abre com uma atração musical, o tambor de Crioula do IEMA Pleno de São Luís. A partir das 9h20, haverá uma Mesa de Abertura onde será assinada a portaria de criação do Núcleo, que contará com a presença do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o secretário de Estado de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, o trio diretor do IEMA, professores e alunos.

A programação segue às 10h40 com uma Mesa Temática sobre Educação Afrocentrada, conduzida por professores e especialistas. Às 11h40, haverá um debate aberto sobre o tema, mediado por Raphael Sá, da Assessoria Especial de Planejamento (ASPLAN) IEMA, e encerra com uma atração musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *