-->

Evento reúne o trade turístico da capital para apresentação de ações e estratégias de fortalecimento do turismo. 

Entusiasmo e expectativa marcaram mais uma etapa da jornada que fará de São Luís um destino turístico inteligente. Com a presença de mais de 20 instituições, o trade turístico local celebrou nessa segunda-feira, 10, uma espécie de pacto em favor dessa transformação, que terá impactos positivos para a cidade, para os negócios turísticos e os habitantes de São Luís.

Em um evento chamado Café com o Trade Mais Inteligente, mais de 100 pessoas que atuam no turismo da capital e na Grande Ilha conheceram detalhes da metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes – DTI e os passos que serão dados nessa jornada, que terá como saldo uma série de transformações na gestão, na governança e no próprio planejamento turístico, tudo isso para que São Luís se torne um destino com práticas e experiências inovadoras e sustentáveis, trabalhadas para oferecer ao turista experiências memoráveis, mas que garantam também às pessoas, aos habitantes da cidade, o protagonismo com relação ao crescimento gerado a partir desse movimento.

“Esse é um desafio que nos motiva e impulsiona”, explicou o secretário de Turismo da capital, Saulo Santos. “Um trabalho que, ao final, nos permitirá saber onde São Luís quer chegar, sustentado por ações pactuadas, inovadoras e estratégicas, que vão trazer melhorias antes de tudo para a nossa gente, para os moradores da bela Cidade dos Azulejos. O turismo só será bom para a cidade se antes for bom para as pessoas”, acrescentou o secretário.

Parceiro da iniciativa, o Sebrae participa da mobilização com todo entusiasmo. “O Sebrae vem somar nesse esforço por entender que o turismo tem grande potencial para promoção do crescimento da nossa cidade. Esse trabalho vai gerar oportunidades para a cidade, para os pequenos negócios, para os ludovicenses e para a economia como um todo”, ressaltou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae – CDE, Celso Gonçalo.

Estiveram no Café com o Trade, representantes do Sindicato de Hotéis, Comtur São Luís, Instância de Governança do Polo São Luís, Abav-MA, ABIH-MA, Fecomércio, Fiema, Associação de Bares da Avenida Litorânea, Sehama, secretarias de Turismo de Raposa, Paço do Lumiar e São Luís, Sebrae, Cooperativa G7, empresários e profissionais de imprensa, além da coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae Nacional, Ana Clévia  Guerreiro, além de Paula Sanches (da consultoria GKS Inteligência, responsável pelo acompanhamento às ações em São Luís), e de Flávia Nadler, coordenadora de Territórios Empreendedores do Sebrae no Maranhão e técnicos da instituição.

Também presentes, o anfitrião, secretário Saulo Santos e a equipe da Setur São Luís; a secretária estadual de Turismo Socorro Araújo; os secretários de Turismo de Paço do Lumiar (Biné Amado), e de Raposa (Edson Duarte), além do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo; do diretor Técnico Mauro Borralho e da superintendente em exercício e diretora de Administração e Finanças, Edila Neves.

Painel – Durante o Café, um painel com participações de Ana Clévia Guerreiro (Sebrae Nacional), Paula Sanches (GKS Inteligência), Juliana Bettini (BID), Bárbara Rangel (Ministério do Turismo) e Patrícia Albanez (Sebrae Paraná), abordou a implementação da estratégia DTI em São Luís e no Brasil, chamando a atenção para os desafios futuros e o papel de cada instituição nesse processo. Antes, o secretário Saulo Santos fez um balanço de ações empreendidas pela gestão municipal que tem concorrido para uma mudança significativa no perfil e nos resultados turísticos de São Luís .

Destinos Turísticos Inteligentes 

Selecionada em edital do Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, dentro do projeto Turismo Futuro Brasil, e mais recentemente, em chamada pública do Ministério do Turismo, São Luís receberá o aporte de recursos, consultoria, suporte técnico e ações do poder público e iniciativa privada visando a estruturação da capital como DTI.

Um trajeto, que deverá mobilizar esforços de vários entes ligados à questão. “Nessa caminhada, temos vários desafios, principalmente na integração e fortalecimento da governança, para os quais o Sebrae deve contribuir, somando esforços para que as ações ocorram e possam fortalecer São Luís como DTI, transformando a nossa capital em um espaço integrador, que combine o crescimento econômico a partir do turismo e melhorias na vida das pessoas”, ressaltou o diretor Técnico do Sebrae – MA, Mauro Borralho.

Já a superintendente em exercício do Sebrae no Maranhão, Edila Neves, enfatizou a importância desse momento de construção coletiva e de mobilização do trade como sendo algo decisivo para o sucesso da estratégia DTI. “Um momento marcante em que fica evidente o entusiasmo de todos os entes ligados ao turismo para que nossa cidade avance ainda mais nesse setor, que é um grande gerador de grandes oportunidades”, pontuou ela.

Etapas- Dando prosseguimento ao acompanhamento técnico, a GKS Inteligência Territorial segue com o trabalho, que deverá culminar com a formação de comitês gestores da estratégia DTI, abrangendo os eixos de governança, acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia e inteligência, marketing, criatividade, segurança,  mobilidade e transportes, e com a formulação de planos de ações integradas para cada um destes eixos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *