-->

Com vagas a partir de 2024, doutorado foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou a implantação de doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Este é o sexto doutorado da Uema e o primeiro da área no Maranhão.Com vagas a serem ofertadas a partir de 2024, o doutorado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço contará com duas linhas de pesquisa: Dinâmica da Natureza e Conservação e Dinâmicas Socioterritorias, Modernizações e Desigualdades. Para Walter Canales, reitor da Uema, este é mais um passo importante para fortalecer a ciência no Maranhão.

“Recebemos com grande satisfação a notícia de mais esse curso de doutorado da Uema. Assim, a universidade dá passos seguros para formar uma verdadeira instituição de pesquisa. O Maranhão precisa de doutores e o Brasil de ciência”, celebrou o reitor.

A Universidade Estadual do Maranhão tem vivenciado, nos últimos anos, uma expansão em seus programas de pós-graduação. “Este é o sexto doutorado da Uema. Nós continuamos vivendo essa expansão da pós-graduação stricto sensu na nossa instituição. Esse é o resultado de um trabalho de longo prazo, que teve início na gestão anterior da professora Rita Seabra, que levou o programa a alcançar a nota 4. Assim, este ano, o programa pode pleitear o doutorado e conseguir essa aprovação”, explicou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Marcelo Cheche.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, professor Luiz Carlos Araújo dos Santos, o doutorado em Geografia promoverá a formação de pessoal no exercício das atividades relacionadas à ciência geográfica.

“Com este doutorado, poderemos contribuir com a inteligibilidade do Maranhão, do Nordeste, da Amazônia e da Federação no fomento à pesquisa, que colaborem, de um lado, com o avanço de políticas de reabilitação, preservação e conservação da paisagem, investindo em pesquisas baseadas na integração da sociedade com a natureza, e, por outro lado, com a diminuição das desigualdades socioterritorias, que marcam as escalas espaciais, tecendo as devidas críticas quanto à modernização do território”, ressaltou.

O primeiro doutorado do Maranhão em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço será ofertado a partir de 2024 na Universidade Estadual do Maranhão.

3 thoughts on “Uema oferecerá o primeiro doutorado do Maranhão em Geografia

  1. Gostaria de ingressar no Doutorado. Quando abre as inscrições? Uma oportunidade ímpar em seguir em frente de novos conhecimentos que serão primordiais em nossa vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *