-->
Para fortalecer o artesanato maranhense, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), participou da reunião do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), em Brasília (DF), nesta semana. O encontro reuniu Coordenadores Estaduais do Artesanato para discutir os olhares e perspectivas para o setor em 2023.

O Maranhão está sendo representado pelo coordenador Estadual do Artesanato do Estado, Carlos Martins, da Setur. O representante do Maranhão participou de uma imersão junto com autoridades de outros estados brasileiros e destacou a relevância desse encontro, destacando o crescimento e a consolidação da atividade no Estado.

“Estão sendo discutidas, analisadas novas propostas para o desenvolvimento do artesanato em todo país e nós estamos aqui para colocar os nossos anseios, avanços, mostrar a qualidade do trabalho e conseguir com maior eficácia, o desenvolvimento de políticas públicas para o nosso artesanato. Temos a satisfação de ver que todos os representantes presentes estão traçando o alinhamento de projetos idealizados pelo Ministério do Turismo (MTur), e nós temos certeza que o Maranhão tem muito a ganhar com essa participação”, afirma Carlos Martins.

Durante a reunião, foram apresentados os membros da nova diretoria do PAB, sendo levantadas novas pautas, com o intuito de compartilhar propostas e ações para este ciclo, assim como, a implantação de políticas públicas necessárias para o desenvolvimento do artesanato em todo país. Foram ouvidas sugestões e apresentadas contribuições de cada estado. O encontro também focou em como o artesão pode se tornar um microempreendedor individual.

Segundo o coordenador do PAB estadual, Carlos Martins, o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) fará uma nova escuta pública para atualização da base conceitual, com o intuito de aperfeiçoar e dar celeridade ao sistema com atualizações dos dados, avaliação dos artesanatos e adesão de novos produtos. Ficou acordado que todos os estados se empenharão em fortalecer a aproximação dos artesãos junto às federações para realização de novos cadastros.

Programa Artesanato no Maranhão

Criado pelo Governo do Estado em dezembro de 2015, o Programa Artesanato do Maranhão tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo, visando a melhoria das condições de vida do artesão e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.

O programa tem como objetivo identificar e mapear onde está a produção e a matéria-prima no território maranhense. “Além do cadastramento focamos também na qualificação, geração de renda através do trabalho desenvolvido e pensar formas de ampliação da produção. É um programa bem-sucedido e esse trabalho é muito promissor”, comentou Carlos Martins.

Sobre o PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro é responsável pela elaboração de políticas públicas em para todo o país e promove ações que profissionalização e a comercialização dos produtos artesanais do país, gerando oportunidades de trabalho e renda, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação de artesãos para o mercado competitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *