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Compreendendo o campo como um espaço particular de trabalho, cultura, identidade e existência social, a Educação do Campo é uma proposta que tem como princípio a inclusão e o reconhecimento dos sujeitos do campo como cidadãos do processo educacional. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação da Educação do Campo, realizou visita em 11 escolas de 9 municípios, de 29 de maio a 1º de junho, a fim de realizar diagnóstico da estrutura e referenciais curriculares específico para o campo.

Os municípios visitados estão situados na microrregião do Baixo Parnaíba Maranhense, como: Nina Rodrigues, Chapadinha, Buriti, São Bernardo, Araioses, Presidente Vargas e Itapecuru. A assessora especial e coordenadora da Educação do Campo na Seduc, Patrícia Carlos, ainda visitou as cidades de Mata Roma e Duque Bacelar, que pleiteiam a efetivação de escolas do campo.

“Este foi o primeiro roteiro da visita às escolas de Educação do Campo, no fim do mês de junho conheceremos outras escolas. O nosso objetivo com as visitas é realizar relatórios técnicos e ir em busca de recursos diversos, parcerias tanto nos ministérios quanto com a iniciativa privada, como estamos fazendo em relação à alfabetização, para que a gente consiga melhorar estes espaços educacionais”, ressaltou Patrícia Carlos.

Entre as escolas visitadas, sete são públicas e estão situadas em áreas de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), as outras cinco estão vinculadas à Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Maranhão (ARCAFAR)

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