-->

O Almirante John Mauger, responsável pelas buscas e possível resgate ao submarino Titan, que está desaparecido desde o último domingo, 18, disse ao portal The Mirror, nesta quarta-feira, 21, que é possível que o subaquático esteja preso no Titanic, o navio que naufragou no ano de 2012, nas profundezas do Oceano Atlântico Norte. “Não temos equipamento no local que possa fazer um levantamento do fundo. Há muitos detritos e por isso será difícil localizá-lo”, afirmou Mauger.

Navio Deep Energy que participa das buscas por submarino que despareceu durante expedição ao Titanic no Oceano Atlântico, em 20 de junho de 2023. — Foto: Guarda Costeira dos EUA

Ruídos aquáticos – Na madrugada desta quarta-feira, segundo a Guarda Costeira dos Estados Unidos, ruídos aquáticos com intervalos de 30 minutos foram captados durante as buscas. O barulho pode indicar um “pedido de socorro” dos tripulantes. Por conta disso, as autoridades desviaram o foco das buscas para o perímetro onde os sons foram captados.

“A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. Essas buscas ROV produziram resultados negativos, mas continuam”, informou a Guarda Costeira.

O Titan segue desaparecido e gera preocupações em várias partes do mundo; sobretudo, às autoridades, que seguem na tentativa de resgatar o subaquático.

O submarino desaparecido deve possuir apenas 24 horas de oxigênio respirável no interior da cabine. A viagem foi realizada pela OceanGate na tentativa de levar os tripulantes aos destroços do navio Titanic.

É possível que o subaquático esteja próximo aos destroços do navio, segundo informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos. No entanto, seriam necessárias diversas expedições para localizá-lo, uma vez que as extremidades do navio são muito distantes uma da outra.

Por outro lado, um dos cinco tripulantes a bordo havia comentado antes da viagem que esta deveria ser a primeira e única expedição do subaquático em 2023.

A expedição – A Ocean Gate deu início domingo à expedição do submarino rumo ao navio Titanic. No entanto, a embarcação perdeu a comunicação com a base e ainda segue desaparecida até o presente momento.

O subaquático possui 6,5 metros de comprimento e se encontra a quase 4.000 metros de profundidade no Oceano Atlântico Norte.

“Estamos explorando e mobilizando todas as opções para trazer os tripulantes de volta em segurança. Toda a nossa atenção está voltada para os tripulantes do submersível e suas famílias”, informou em nota a OceanGate, dona do submarino.
O navio de pesquisa canadense Polar Prince informou às autoridades que havia perdido contato com o submarino após 1 hora e 45 minutos da descida.

Tripulante previu última viagem – No dia 18 de junho, o tripulante bilionário Hamish Harding publicou uma foto no Instagram, na qual escreveu que “devido ao pior inverno em Newfoundland registrado nestes 40 anos, esta missão (a viagem do submarino) deve ser a primeira e única viagem para o Titanic em 2023”.

“O temporal deu uma pausa, e nós vamos tentar o mergulho amanhã […], perto das 4 horas da manhã. Até lá, temos muitos preparativos e planejamentos para fazer”, continuou.

“O time que estará no submarino é composto por vários exploradores legendários, alguns que já fizeram mais de 30 mergulhos até o Titanic desde 1890, incluindo Paul-Henry Nargeolet”, finalizou*.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *