-->

O evento reuniu representantes federativos e de entidades de referência para debater a temática metropolitana

Durante os dias 20 e 21, aconteceu em Brasília o 1º Simpósio Nacional do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), que teve como objetivo congregar os diversos níveis federativos no debate sobre metrópoles. A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) participou do evento representada pelo presidente Leônidas Araújo e pela coordenadora de Governança, Mônica Teixeira.

O Simpósio reuniu representantes de todas as regiões metropolitanas do Brasil e, nesta edição, comemora os 50 anos da Lei Complementar n° 14, de 8 de junho de 1973, que instituiu as primeiras regiões metropolitanas no Brasil. Durante o evento, os participantes debateram sobre o desenvolvimento, percalços e o futuro dos centros urbanos brasileiros. “Trata-se de uma oportunidade ímpar, para que possamos debater sobre governança compartilhada e políticas públicas urbanas, juntamente a especialistas e gestores”, destacou Leônidas Araújo.

Dentre as temáticas discutidas durante o Simpósio Nacional, destaque para o debate sobre Agendas Compartilhadas e Desafios para a Convivência e para o lançamento do livro sobre os 50 anos das primeiras metrópoles do Brasil, a saber, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém. Na oportunidade, também foi realizada uma reunião promovida pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), debatendo a temática “Estudo sobre demandas de investimentos em infraestrutura para mobilidade urbana nas regiões metropolitanas do Brasil”.

De acordo com Mônica Teixeira, a participação no evento deu-se na perspectiva de compreensão dos desafios que fazem parte de uma metrópole visando a busca de soluções. “Aqui podemos pensar em possibilidades de projetos, inclusive os que já são casos de sucesso, que contribuam para a implementação das funções públicas de interesse comum, uma missão que temos, enquanto inseridos na AGEM, para com todos os municípios da Região Metropolitana da Grande São Luís”.

O evento contou com representantes do Ministério das Cidades; Congresso Nacional; Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Associação Brasileira de Municípios; além de deputados federais. Os participantes do Simpósio realizaram, ainda, visita ao Ministério das Cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *