-->

Os prefeitos de Santa Rita e Bacabeira, Hilton e Fernanda Gonçalo, respectivamente, tiveram a oportunidade de se reunir com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em encontros realizados no Palácio dos Leões e no Palácio Henrique de La Rocque, juntamente com o governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Durante essas reuniões, os gestores discutiram a viabilidade da implantação de uma linha férrea de passageiros que ligaria as cidades de São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e Itapecuru-Mirim.
O projeto, idealizado pelo prefeito Hilton Gonçalo em 2017, tem como base a utilização dos vagões do VLT adquiridos em 2012 pelo então prefeito de São Luís, João Castelo. A proposta visa oferecer uma alternativa de transporte para aqueles que precisam se deslocar pela zona rural da capital maranhense ou chegar às outras cidades da região metropolitana.

O projeto foi apresentado durante uma reunião do CIM (Consórcio Intermunicipal Multimodal) com representantes da TransNordestina e Vale. O engenheiro Francisco Soares apresentou um esboço das paradas já existentes ao longo do percurso onde o VLT poderia passar. A rota partiria do Tirirical, na BR-135, passando por Aracanga (Maracanã), Piçarra (Pedrinhas) e Mandubé (Estiva), em São Luís. Na continuação, a primeira parada seria em Rosário, onde já existe uma estação pronta e recentemente recuperada pelo IPHAN. Em seguida, três estações completariam o percurso – Recurso, Carema e Piruaba – todas em Santa Rita.

Atualmente, a linha férrea da TransNordestina não possui parada em Bacabeira, mas seria possível incluir duas estações, uma em Periz de Baixo e outra próxima à sede do município, assim como uma estação em Itapecuru-Mirim.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, expressou seu interesse em ampliar as ferrovias no país, afirmando que estão realizando uma ampla revisão nesse sentido. Essa afirmação traz esperança de que o assunto seja discutido pelo Governo Federal.

Hilton Gonçalo ressalta que a linha férrea já existe, assim como os vagões do VLT, restando apenas realizar as adaptações necessárias para colocar o serviço em funcionamento e beneficiar milhares de maranhenses diariamente.

De acordo com Hilton Gonçalo, os vagões atuais do VLT têm capacidade para transportar até 400 passageiros por hora, tempo estimado para percorrer a ligação entre São Luís e Santa Rita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *