-->

O Espaço Cultural Waldemar Gomes Pereira foi palco de quatro noites de alegria, música e encanto no tradicional São Joao de Porto Franco, que este ano teve como tema: “São João de Cantos e Encantos” e reuniu milhares de pessoas, consolidando o melhor e mais animado arraial da região.

O público apreciou as apresentações de quadrilhas de Porto Franco e convidadas, além do bumba-meu-boi maranhense, com destaque para o “Boi do Favela”, da Companhia do município CIATDAL, que com muita criatividade e irreverência, fez o resgate cultural e uma homenagem especial ao saudoso Felipe Serrão, o Favela, grande produtor cultural que deixou sua marca no município. A festa contou, ainda, com danças tradicionais e shows de artistas locais, regionais e nacionais.

“Celebrar nossas tradições é preservar nossa cultura. O público se encantou ao apreciar, por exemplo, o Boi do Favela e com tradicional São João de Porto Franco que foi sucesso em organização e participação. As pessoas se encantaram com as apresentações culturais diversas, das quadrilhas das escolas, dos idosos do CCTI, dos municípios vizinhos, e se divertiram com shows com artistas renomados, regionais e locais”, disse Edvan Oliveira, secretário de Cultura.

Além de resgatar e fomentar a cultura local, a festa do São João movimentou a economia e garantiu renda extra para os vendedores que trabalharam em suas barracas na praça de alimentação e também para os contemplados do Mais Renda, programa fruto de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social com o Governo do Maranhão, via SEDES.
O prefeito Deoclides Macedo destacou o sucesso do evento que teve como objetivo celebrar as tradições juninas, alavancar economia local e valorizar a cultura popular.

“Tivemos quatro dias do melhor arraial da região, que fechou com chave de ouro. O nosso tradicional São João reuniu pessoas de vários municípios. A sensação de dever cumprido com o fomento da cultura popular, desenvolvimento da economia local em nosso município. Foi um sucesso. Viva a nossa cultura e nosso sentimento de gratidão a todos que fizeram acontecer esse evento”.

A organização do São João é da Prefeitura, da Secretária de Cultura e Turismo – SEMCULT, do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *