-->

O portal O INFORMANTE tem recebido, de profissiinais da saude, inúmeras reclamações e denúncias que envolvem o Hospital  da Criança, em São Luís.

Em 8 de junho de 2022, Braide assinava a ordem de ampliação e reforma do Hospital da Criança, em São Luís. Foto: Biné Morais

São casos de desabastecimento de medicamentos e material hospitalar, vinculo precário  de trabalho, infrações  à CLT ( não pagamento de férias,  13º salário, insalubridade, vale transporte, horas extras, infraestrutura fisica, hidráulica e elétrica precária. As denúncias envolvem, inclusive, assédio moral, obra de reforma e uma ampliação que perdura por 12 anos, passando pela gestão de três prefeitos.

Os fatos mencionados implicam em adoecimento de trabalhadores, faltas, sobrecarga de trabalho e abandono de emprego.

No dia 07 de junho passado,  em audiência pública  na Vara de Direitos Difusos de São Luís, foi acordada a transferência do atendimento de urgência e emergência do Hospital da Criança para um outro imóvel, mas até hoje o acordo não teria sido concretizado.

Na noite dessa terça-feira, 20, começou  a circular nos grupos de Whatsapp do hospital que, em texto intimidador, o RH e a direção local estariam ameaçando com punição trabalhadores que enfrentam dificuldades de chegar no horário e, consequentemente, de baterem seu ponto eletrônico.

Para os prejudicados, antes de controlar o ponto, o Hospital deveria realizar “criterioso dimensionamento” da necesaidade de profissionais por setor para realizaçao  de um seletivo visando dar dignidade ao trabalhador com a proteção da CLT; regularizar o estoque de medicamentos e material hospitalar, dar condições minimas de trabalho, para depois disso instalar  o ponto eletrônico e punir, conforme o regulamento interno.

O Ministerio Público Estadual, Ministério,   Publico do Trabalho, Sindicato dos Servidores, Sesmt Municipal e a Camara de Vereadores devem realizar visita técnica  e ouvir os trabalhadores.

Há um ano Braide anunciou início da reforma – A ordem de serviço para reforma e ampliação do Hospital da Criança foi assinada pelo Eduardo Braide há pouco mais de 1 ano, em 8 de junho de 2022. O investimento anunciado pelo prefeito foi na ordem de R$ 10 milhões, com recursos municipais. A

“Quero aqui afirmar meu compromisso e missão de que esta obra está saindo do papel para virar a realidade na vida de todos de São Luís e do Maranhão. São Luís é a porta de entrada para atendimento pediátrico de 113 municípios do Maranhão, mas atendemos o estado inteiro. Para que o novo hospital seja entregue o mais rápido possível, conto com a garra, com a determinação, a responsabilidade e o compromisso de cada trabalhador. E sei que teremos qualidade necessária para que o Hospital da Criança possa receber as nossas crianças” disse, à época, o prefeito Braide, acompanhado dos secretários Joel Nunes (Saúde) e David Col Debella (Obras e Serviços Públicos).

Com a medida, a Prefeitura de São Luís assumia uma obra que estava parada desde 2016.

Nesse evento de um ano atras, Joel Nunes garantiu que a primeira etapa da obra seria entregue até dezembro de 2022.

“Hoje é um dia histórico para a gestão, para todos os profissionais da saúde desta unidade e para o prefeito Eduardo Braide. Agradeço a sua sensibilidade com esse hospital desde o início da sua gestão. São sete anos que esta obra se arrasta, mas, agora, vem para melhorar e dar mais dignidade, mais qualidade e melhor infraestrutura para atender às nossas crianças”, enalteceu o secretário, na ocasião.

 

Foto: Biné Morais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *