-->


Junho Verde

Neste fim de semana, o Governo do Maranhão realizou uma série de ações de conscientização e proteção ambiental para o estado durante a 1º Feira do Meio Ambiente, que foi realizada no Parque do Rangedor, em São Luís. A feira faz parte do Junho Verde e contou com ações voltadas para educação ambiental e fortalecimento da gestão participativa dos recursos naturais do estado.


Programas para fortalecer a preservação ambiental

Na feira, foi assinado um Termo de Adesão do Maranhão ao Pacto pela Governança das Águas e a adesão ao 3° ciclo do programa de consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Pró-Gestão). Também foi assinado o Termo de Capacidade Técnica Institucional (TCTI) dos municípios de Arame, São Mateus, Tasso Fragoso e Barra do Corda; o acordo de cooperação de adesão ao Sistema de Logística Reserva com o Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA); e o decreto que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos.


Mais lançamentos

Também foram lançados os programas 1 milhão de mudas e a 4° edição do programa Maranhão sem Queimadas 2023, além da entrega dos certificados da segunda etapa do Agente Jovem Ambiental e de 5 dispensas de licenciamento Ambientais (DLA).


Entregas em Itaipava do Grajaú, Presidente Dutra e Bela Vista

O Governo do Maranhão cumpriu uma extensa agenda de inaugurações de escolas indígenas e militares, unidade de saúde e Viva/Procon, além da entrega de kits esportivos e equipamentos agrícolas nos municípios de Itaipava do Grajaú, Presidente Dutra e Bela Vista neste fim de semana.


Plano de Ação pelo Desenvolvimento da região dos Guarás

O Governo do Maranhão iniciou a concepção do Plano de Ação pelo Desenvolvimento da região dos Guarás, que abrange mais de 10 municípios. Esse conjunto de ações integradas e multissetoriais viabilizará mais progresso e avanços para cidades como Cururupu, Central, Guimarães, Bequimão, Serrano, entre outras. As medidas abrangem cursos de qualificação e capacitação, priorizando as vocações regionais e criação de cais flutuantes, para favorecer o abastecimento e beneficiamento do pescado local.


Parceria com igrejas evangélicas

O governador Carlos Brandão participou da II Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão (Ceadema), realizada na cidade de Maracaçumé. A Ceadema é uma instituição responsável pela organização, supervisão e apoio a centenas de pastores e milhares de congregações espalhadas por todo o Maranhão. Na ocasião, Brandão demonstrou o reconhecimento do trabalho realizado pela igreja e a importância da fé e da religiosidade na construção de uma sociedade maranhense mais inclusiva e solidária.


Diagnóstico da Atividade Leiteira Maranhense

A atividade leiteira está presente em todos os 217 municípios maranhenses, e o estado registrou a 17ª maior produção leiteira do país no ano de 2021. É isso que mostra o Diagnóstico da Atividade Leiteira Maranhense divulgado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Publicação visa caracterizar a atividade leiteira, analisando a distribuição da produção e a produtividade no território estadual, o nível de formalização, os elos estabelecidos na cadeia produtiva e o mercado consumidor, para compreender os principais desafios e as oportunidades no estado.


2º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem

A Seduc vai realizar, de 26 a 28 de junho, o 2º Ciclo Formativo Estadual do Pacto pela Aprendizagem, na UFMA. O encontro é mais uma ação da secretaria para fortalecer e consolidar as ações educacionais no âmbito da Política Educacional Escola Digna. Essa será a 2ª edição do Cliclo Formativo, que tem foco na formação continuada dos profissionais da educação que atuam na Educação Infantil e na Alfabetização, além do desenvolvimento das capacidades e fortalecimento das Unidades Regionais de Educação.


Edital do CACEM

A seduc divulgou o edital de inscrições para o preenchimento de 60 vagas para o Curso Técnico em Teatro, a ser ofertado no 2º semestre de 2023, que serão ofertados pelo Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM). As inscrições são realizadas de 26 a 28/06/2023 e 03/07/2023 e deve ser feita de forma presencial, das 13h30 às 17h, no Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo). Os cursos serão oferecidos no turno vespertino e os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feira e deverão estar devidamente matriculados na 2ª série ou já ter concluído o Ensino Médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *