-->

Destroços do submarino desaparecido foram encontrados e Guarda Costeira americana confirma mortes e implosão de submersível
— Foi o primeiro indício de que houve um evento catastrófico — disse Paul Hankins, especialista em salvamento da Marinha dos EUA. — Os detritos encontrados nessa quinta-feira, 22, eram consistentes com a perda catastrófica da câmara de pressão no submersível.


A jornalistas, Hankins disse que encontrar os destroços indicava um “evento catastrófico”.
— Ainda não se sabe como isso aconteceu (a implosão). As autoridades e o governo discutirão como/se essa investigação continuará daqui por diante.

O que pode causar uma implosão?

Ao jornal GLOBO, o oceanógrafo David Zee, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), avalia que as próprias batidas por socorro no interior da embarcação podem ter provocado — ou acelerado — a implosão.

Segundo Zee, a implosão do submersível já era a teoria mais provável após os destroços terem sido encontrados, mas ela não necessariamente aconteceu no momento em que a comunicação foi perdida. O submarino pode ter passado dias no fundo do mar, impactado por uma pressão cada vez maior conforme a profundidade foi aumentando, o que tornou sua estrutura vulnerável até às batidas de socorro dos tripulantes no interior.
— Qualquer rachadura [na estrutura] aumenta os riscos de uma implosão naquela profundidade. Os tripulantes poderiam estar lá no fundo tentando se comunicar batendo [no casco], o que explicaria as equipes terem escutado algo durante as buscas, mas num momento de desespero isso também pode ter danificado o casco e implodido tudo — explica Zee. — Quando acontece isso, é que nem pisar em um ovo, ele se estilhaça para todos os lados.

Qual a diferença entre implosão e explosão?

A implosão é quando um objeto ou estrutura é colapsado de fora para dentro. A implosão se dá por uma pressão muito forte externa que invade um corpo, de pressão diferente, e causa o seu colapso. Como se uma bolha criada internamente expandisse pelo peso da água. Diferente de uma explosão, em que a pressão interna acumulada extravasa para o exterior. (O Globo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *