-->

Em Brasília, Zé Reinaldo tenta recursos para construção de VLT ligando São Luís a Bacabeira


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) tem avançado com a agenda de desenvolvimento do Maranhão, em estudos de mercado, desenvolvimento de projetos, reuniões para a formação de novas cadeias econômicas, inserção do estado no mercado internacional e, sobretudo, atração de investimentos para geração de emprego e renda aos maranhenses.

Esta semana, em Brasília, o secretário José Reinaldo Tavares (SEDEPE) foi recebido em duas audiências promissoras para a viabilização e ampliação de projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado. Na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, o diretor e embaixador Ruy Carlos Pereira apontou os caminhos para financiamentos internacionais ao programa Casa de Esperanças, que tem como foco a transformação da realidade social maranhense a partir da primeira infância.

No Ministério do Planejamento, José Reinaldo solicitou apoio à estruturação de projetos e um hub de Hidrogênio Verde para atração de empresas que tenham interesse em se instalar no estado utilizando energias limpas diferentes de seus países de origem. Foram ainda discutidos na reunião os passos para a obtenção de recursos para a construção de um VLT, ligando Bacabeira a São Luís, para atender à população de trabalhadores que estarão prestando serviços na Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA). A SEDEPE já cumpriu todas as etapas de conclusão da ZPE-MA e aguarda apenas a autorização do Governo Federal. Está prevista a geração de cerca de 30 mil empregos direitos e indiretos.

Acompanhado do assessor de Relações Internacionais da SEDEPE, Antonio Nunes, e da representante da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Crisálida Rodrigues, Reinaldo foi recebido na Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores pela secretária Renata Vargas Amaral e pelo secretário adjunto, Leonardo Diniz Lahud.
José Reinaldo destacou o momento “extremamente favorável” para que o Maranhão ingresse, definitivamente, em outra era de desenvolvimento socioeconômico.

“Foram duas agendas em Brasília, já frutos da recém-criada Assessoria de Relações Internacionais da SEDEPE. Na primeira reunião, buscou-se parcerias internacionais em prol de financiamento do projeto Casas de Esperança. No Ministério do Planejamento, foram apresentados dois projetos para receber empresas internacionais que possam se instalar no Maranhão com uso da energia verde. Os técnicos deram caminhos para que o estado possa ter obtenção de êxito nestes importantes projetos”, explicou o assessor da SEDEPE, Antonio Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *