-->

A Prefeitura de Itapecuru, no Maranhão, foi reconhecida nacionalmente como classificada em primeiro lugar entre as três cidades finalistas do ”Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030”, uma iniciativa do Programa Cidades Sustentáveis, na categoria Eixo Social.

O prefeito Benedito Coroba, acompanhado da farmacêutica Kallyne Bezerra, recebido pela secretária de Relações Internacionais de São Paulo, Marta Suplicy

O prêmio foi recebido em São Paulo pelo prefeito Benedito Coroba e pela professora universitária Kallyne Bezerra, coordenadora do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão, na sexta-feira (16), em cerimônia, reservada para convidados, com a presença de diversas autoridades do estado e da capital de São Paulo, lideranças empresariais e da sociedade civil e representantes do Sistema ONU Brasil.

O prêmio foi obtido pela criação do Centro de Assistência a Saúde Integrativa e Plantas Medicinais (CASIPLAM) – Farmácia Viva e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que vem beneficiando a saúde da população com terapias naturais e alternativas.

“Ser prefeito é muito mais do que exercer um cargo eletivo. Muito além da realização de obras e ações, é preciso inovar a prática administrativa e transformar a vida das pessoas”, declarou o prefeito Coroba nas redes sociais.

Farmácia Viva – O projeto Farmácia Viva foi implantado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Maranhão e aderido pelo município de Itapecuru-Mirim em 2021.

Com a importante adesão do município de Itapecuru-Mirim ao Farmácia Viva, em 2021, foram instalados 20 hortos, distribuídos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas, creches e na comunidade quilombola Oiteiro, além da capacitação das equipes locais pela SES.

“Foi a partir da implantação do Farmácia Viva que em 2022 a Prefeitura inaugurou o CASIPLAM, com o objetivo aliar Práticas Integrativas e Complementares em Saúde ao Programa. As práticas incluem prescrição, osteopatia, meditação, dança circular e escalda pés, todos orientados por mim. A partir do sucesso no município, nós decidimos submeter o projeto do Centro no Prêmio, visto que são as experiências municipais que podem concorrer”, explicou coordenadora do Programa Farmácia Viva da SES, Kallyne Bezerra.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada nesta sexta-feira (16) no âmbito da abertura da Virada ODS, no auditório do Masp, em São Paulo. A cidades vencedoras tiveram a oportunidade de apresentar sua obra prática em uma Rodada de Prefeitos, sábado (17), no Palácio das Artes.

A cidade de Itapecuru-Mirim foi classificada em primeiro lugar com boas práticas no Eixo Social, para cidades de pequeno porte, de até 100mil habitantes. A experiência finalista, o Centro de Assistência à Saúde Integrativa e Plantas Medicinais (CASIPLAM) – Farmácia Viva e as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) surgiu a partir do Farmácia Viva.

O prêmio foi recebido pelo prefeito da cidade, Benedito Coroba, nesse fim de semana.

Em 150 municípios – Atualmente, o Maranhão conta com 150 municípios com adesão ao Farmácia Viva. O projeto consiste no cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais, bem como a produção de alguns tipos de plantas medicinais (utilizando como matriz as próprias plantas cultivadas), que serão dispensadas no Sistema Único de Saúde (SUS). A adesão ao Projeto é realizada voluntariamente pelos municípios interessados, consoante o credenciamento disposto na Portaria nº 564, de 24 agosto de 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *