-->

A ação imediata de brigadistas de emergência evitou que o shopping Pátio Norte, localizado no conjunto Maiobão, vivesse, nesta terça-feira, 13, o mesmo drama do Rio Anil Shopping, no mês e março, quando um incêndio de grandes proporções provocou a morte de duas jovens e destruiu ao menos três salas de cinema do Cinesystem.

No início desta tarde, um fumaceiro repentino causou apreensão entre funcionários e frequentadores do Pátio Norte, provocado pelo superaquecimento do exaustor do restaurante Bristô, na praça de alimentação do estabelecimento.

Diante do fumaceiro que se instalou no local, os brigadistas de emergência entraram em ação e conseguiram evitar que a situação evoluísse para um incêndio. A prioridade foi garantir a segurança e a evacuação ordenada dos presentes, visando preservar a integridade de todos.

O episódio gerou momentos de tensão no restaurante, mas, apesar do susto, não foram houve registro de feridos; apenas danos materiais.

De acordo com avaliações preliminares de equipe do Corpo de Bombeiros que esteve no local, o superaquecimento foi provocado pelo acúmulo de gordura no exaustor.

O Portal O INFORMANTE entrou em contato com o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros, que reforçou a importância das vistorias realizadas pela equipe técnica após o controle do incidente. “Essas vistorias são fundamentais para identificar possíveis falhas e adotar as providências necessárias, visando garantir a segurança dos frequentadores do shopping”, afirmou.

Segundo Célio Roberto, é importante verificar se houve alguma falha no preventivo, se está tudo em ordem, se pode liberar o restaurante ou não. “Estamos fazendo esse trabalho por meio da nossa equipe da diretoria de Atividades Técnicas, que vai avaliar e nos informar em relatório”, acrescentou.

Fumaceiro assusta funcionários e frequentadores do shopping Pátio Norte

O comandante explicou que essa equipe de brigadistas de emergência é exigida pelo CBMM para que faça esse papel preventivo, “porque eles atuam antes do bombeiro chegar. Eles têm essa atuação para evitar um mal maior no seu início, porque depois disso aí já entra o bombeiro”.

Em relação à vistoria, Célio Roberto explicou que ela precisa ser feita depois que está contido o princípio de incêndio, “para que possamos ver se houve alguma falha em algum componente preventivo para que se possa adotar as providências junto à administração do shopping para que os problemas sejam sanados”, concluiu.

Situação regular do restaurante – A equipe do Corpo de Bombeiros constatou no local que a situação do restaurante Bristô, da Rede Ferreiro, assim como do shopping, está regular, com seu certificado de aprovação e licença vinculada em dia, conforme vistoria realizada em 18 de março deste ano. Foi constatado, também, que todas as medidas preventivas contra incêndio estão instaladas e operantes.

Comandada pelo diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, TenCel Patrício Daniel dos Passos Penha, a sua equipe tomou algumas providências após o incidente, exigindo: apresentação do laudo de manutenção do sistema de coifas do restaurante, inclusive limpeza; protocolo do laudo junto à DAT/CBMMA; e apresentação de A.R.T. de profissional credenciado para elaboração do laudo.

Por fim, a direção de Atividades Técnicas advertiu o Pátio Norte para que acione imediatamente o Corpo de Bombeiros em qualquer caso de incêndio.

Pátio Norte esclarece – Em nota encaminhada a O INFORMANTE, a gerência de Marketing do Pátio Norte disse que “hoje, 13, por volta das 11h, houve um curto-circuito no exaustor da churrasqueira de um restaurante localizado no piso 2, gerando fumaça, rapidamente controlada pela equipe da Brigada de Incêndio do shopping. O restaurante ainda estava fechado e ninguém se machucou.
O empreendimento funciona normalmente”.

Seria interessante também a gerência de marketing informar por que o sistema de detectação e alarme do shopping não funcionou e por que a situação só foi controlada quando a parte externa no estabelecimento já estava com muita fumaça? Se houve apenas um curto-circuito, por que foram usados extintores de incêndio?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *