-->

Parceria será fundamental para o projeto de exportação de frutas maranhenses para a Europa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

José Reinaldo com Daniela Freire de Lima, Julianderson Bandeira da Silva, Antonio Nunes, Cassiano Pereira…

Um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria e a Câmara de Comércio Indústria e Turismo Brasil e Portugal foi assinado, na quarta-feira, 10, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE) do Governo do Estado, em São Luís (MA).

O acordo possui objetivos relacionados à internacionalização do Maranhão para estreitamento das relações políticas e empresariais, com setores públicos e privados, rodadas de negócios, desenvolvimento da indústria, capacitação, desenvolvimento e suporte do plano de Desenvolvimento Econômico por Inovação para setores estratégicos do Estado, entre outros. A mútua cooperação prevê ainda construção, em conjunto, do arcabouço de programas para a capacitação, formação e promoções das potencialidades do Estado, levando em consideração as vocações da região.

Participaram da solenidade de assinatura a superintendente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil e Portugal, Daniela Freire de Lima e o diretor de gestão e planejamento estratégico da instituição, Julianderson Bandeira da Silva. O secretário de Desenvolvimento Econômicos e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, acompanhado do assessor de Relações Internacionais, Antonio Nunes, assinaram o documento, com a presença de demais técnicos, assessores da SEDEPE e do presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Cassiano Pereira.

“Este Acordo de Cooperação Técnica é de fundamental importância para a construção de parceria para divulgação das potencialidades do nosso Estado para o mercado português, assim como a prospecção de investidores lusitanos e formação conjunta de projetos de exportação”, explica o assessor de Relações Internacionais da SEDEPE, Antonio Nunes.

O encontro debateu ainda o primeiro passo a ser dado após a assinatura do acordo, que será a exportação de frutas maranhenses para a Europa. Portugal, de acordo com o secretário José Reinaldo, será “a porta de entrada”. A SEDEPE tem feito articulações junto a entidades como a FIEMA e a EMBRAPA para executar o projeto, com objetivo de criar ainda um Centro de Tecnologia de Exportação de Frutas. A interface com o maior polo de exportação de frutas do Brasil, o Pajeú ou Vale do São Francisco, um Fórum de Fruticultura com União Europeia e projetos de cooperação internacional foram alguns dos temas abordados durante a reunião.

A superintendente da Câmara de Comércio, Indústria e Turismo Brasil Portugal, Daniela Lima, explicou em detalhes as etapas, incluindo as certificações necessárias dos produtos até a aproximação com os segmentos que fazem negócios na União Europeia.

“A SEDEPE tem essa missão de promover o desenvolvimento econômico do Maranhão de forma consistente, com parceiros de credibilidade e expertise nos negócios. A Câmara de Comércio Brasil Portugal é um deles, que vai nos orientar a mostrar à Europa as riquezas produzidas no nosso estado”, destacou o secretário e ex-governador José Reinaldo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *