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Em entrevista exclusiva ao Jornal Pequeno e ao Portal O INFORMANTE, a prefeita de Timon, Dinair Veloso, falou sobre os bons resultados alcançados pela educação do município, destacando que tudo isso foi fruto, sobretudo, de uma decisão política de colocar a educação como política pública prioritária. “A decisão exigiu bastante planejamento, estabelecimento de metas e um trabalho sério e coletivo”, disse a prefeita.

Prefeita Dinair Veloso falou com exclusividade ao JP e O INFORMANTE

Segue a entrevista:

Jornal Pequeno – Timon tem se destacado pelos altos índices educacionais. A que a senhora credita essa realidade? Como tem sido a construção deste processo?

Dinair Veloso – Para chegarmos aos resultados positivos que temos hoje, partiu, sobretudo, de uma decisão política de colocar a educação como política pública prioritária. Exigiu bastante planejamento, estabelecimento de metas e um trabalho sério e coletivo.

Esse processo teve início em 2013, quando assumi a secretaria de educação. Ali iniciamos uma revolução na educação da nossa cidade, onde reestruturamos e requalificamos toda rede de ensino, climatizamos todas as escolas da zona urbana e escolas polos da zona rural, investimos na formação continuada dos professores, implantamos um sistema próprio de avaliação e monitoramento, buscamos parcerias importantes, como a da Fundação Lemman e da Associação Bem comum.

Como prefeita, seguimos com o trabalho firme, preservando as conquistas e procurando fortalecer ainda mais esse modelo educacional que se consolidou como a melhor educação do estado do Maranhão, tanto nas séries iniciais como nas séries finais.

JP – Quais as principais ações efetivas que são realizadas pela educação municipal de Timon?

DV – Houve todo um trabalho de reestruturação da rede de ensino, criando espaços adequados e acolhedores para o processo de ensino e aprendizagem. Nós acabamos com as escolas de taipa e palha, implantamos escola de tempo integral, construímos creches que funcionam também em tempo integral, adquirimos e distribuímos fardamento de forma gratuita para todos os alunos da rede municipal, garantimos merenda de qualidade, investimos na formação em rede dos profissionais que fazem educação, ou seja, há uma valorização dos profissionais.

Além disso, teve a implementação do Prêmio Educa Timon, que premia os professores das escolas que atingirem suas metas do IDEB; implantação ainda do Programa “Timon tempo de Ler” com foco na alfabetização. Fazemos ainda um trabalho de busca ativa, para que nenhum aluno fique para trás.

JP – Dentro da comunidade escolar, o que tem sido feito na valorização dos profissionais da educação no município?

DV – Temos uma política de valorização dos profissionais da educação forte na nossa rede. Essa política não consiste apenas em pagar rigorosamente em dia, mas pagar uma das melhores remunerações do país. Um professor 20 horas, de carreira inicial, tem como menor remuneração 62% acima do piso do magistério. Já um professor de 40 horas, tem sua remuneração inicial acima do piso em 37%. Além da questão salarial, que é importante, temos propiciado espaços adequados para desempenhar seu trabalho, formação continuada, realizamos concursos e progressão na carreira.

Entendemos que valorizar o profissional não é apenas pagar rigorosamente em dia, que também fazemos, mas realizar concurso público. Somente na nossa gestão, foram chamados mais de 400 professores convocados. Essa valorização foi fundamental para que pudéssemos melhorar nossos indicadores, cuidando desse profissional que nos ajuda a construir uma educação pública de qualidade.

JP – Em 2022, Timon ficou em primeiro lugar no IDEB, o que apontou uma melhoria significativa na educação em séries iniciais e finais. Como se deu essa conquista e o que tem sido feito para manter este padrão?

DV – Hoje nossa educação é a melhor educação do estado do Maranhão. Nós saímos de uma posição de 119º lugar para 1º lugar no Maranhão. Tudo isso é fruto de muito trabalho, tanto na parte estrutural como na parte pedagógica com foco nos resultados.

JP – As redes sociais têm dominado a discussão atualmente. Sabemos como os jovens estão ligados na internet e como ela é também usada como ferramenta educacional. Como a Semed de Timon trabalha essa questão junto aos alunos e responsáveis?

DV – A escola tem um papel importante na formação integral dos alunos e a discussão dos benefícios e malefícios das redes sociais não pode ser ignorada. Hoje nossas escolas possuem internet, ferramenta muito importante, sobretudo na pandemia, para mantermos nossos alunos ativos com aulas on-line.

Quando falo que podemos utilizar a internet como ferramenta positiva, destaco nossas bibliotecas móveis, que possuem computadores com títulos de livros didáticos on-line gratuitos e ferramentas que possibilitam o aprendizado com jogos interativos que levam a educação de uma forma mais divertida, integrando o assunto com a realidade, que incentiva a leitura .

Devemos ver a internet como uma aliada, como ferramenta de formação, porém, o diálogo e acompanhamento por parte das famílias se faz necessário. Família e escola devem andar de mãos dadas para o uso correto das redes sociais. Temos também um núcleo de apoio ao educando com uma equipe multiprofissional com profissionais da psicologia, psicopedagoga e assistente social que dão um importante suporte.

JP – O que esperar da educação de Timon em 2023?
DV – A educação de Timon continuará sendo uma ferramenta para a construção do futuro, para a transformação de vidas. Portanto, seguirá sendo o principal remédio contra a pobreza e a desigualdade social. Nossa meta é alfabetizar todas as crianças até os 6 anos. Para isso, seguimos garantindo escolas e ensino de qualidade para todos, sendo da zona urbana ou rural. E, para isso, perpassa por ter bons professores, ser bem equipada, ser acolhedora e efetivamente ocorra o processo de ensino e aprendizagem. Em Timon, a educação, as escolas, os professores, e especialmente os alunos recebem o tratamento digno que merecem.

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