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O Brasileirão que começa nesse fim de semana e vai até dezembro movimentando paixões e as angústias de milhões de brasileiros vem recheado de novidades não apenas nos times escalados para as partidas, mas também no debate sobre o modelo de negócio do futebol. O advento das SAF´s no futebol – são seis clubes na série A com esse modelo: Bahia · Botafogo · Cuiabá · Cruzeiro · Red Bull Bragantino · Vasco da Gama – além da discussão sobre a criação de uma Liga para gerenciar a Séria A – Libra e LFF.

Gustavo Cesário e Roberta Ferreira Severo

Para ajudar a entender um pouco mais esse novo cenário, a ESPM vai realizar, em junho, a segunda edição do curso: Gestão de Marcas no Esporte – os impactos da SAF e das mudanças na Lei Pelé. O curso será ministrado pelos professores Gustavo Cesário e Roberta Ferreira Severo.

Gustavo Cesário é doutor em Administração pela FGV/EBAPE, mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP e bacharel em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP. Em 2020 foi pesquisador-visitante na Rutgers Business School (Universidade de New Jersey).

Roberta Ferreira Severo é mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do INPI. Especialista em Gestão, Marketing e Direito do Esporte pela FGV/FIFA/CIES. Especialista em Direito Desportivo pela Universidade Cândido Mendes – AVM. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD.

SOBRE O CURSO

• ÁREA TEMÁTICA: MARKETING, ESTRATÉGIA E GESTÃO

• FOCO: ESTRATÉGICO

• NÍVEL DE COMPLEXIDADE: INTERMEDIÁRIO

• Neste curso, o aluno terá uma visão integrada do marketing e do direito na gestão estratégica do esporte.

• As aulas abordarão conceitos básicos do direito desportivo e as modificações legislativas que aumentaram a relação marketing-direito desportivo. Através de análises práticas e estudos de caso, será demonstrada a importância estratégica desta relação com a finalidade de evitar riscos para as marcas dos clubes, empresas e atletas, assim como conflitos jurídicos que vêm crescendo com o aumento da exposição e engajamento provocados pelas mídias sociais.

A quem se destina: Profissionais de marketing, publicidade, jornalismo, administração e advogados.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

O esporte sempre foi uma importante ferramenta para a construção da reputação e do reconhecimento das marcas de patrocinadores. Entretanto, nos últimos anos temos visto um fortalecimento das marcas das próprias entidades esportivas, que exploram mais e mais nichos de mercado, criando a necessidade de uma gestão mais atenta e profissional deste ativo.

Somado a isso, alterações legais (como Lei da SAF e uma possível nova Lei Geral do Esporte), decisões judiciais (como a perda da marca de um clube) e administrativas (criação de Ligas) podem demandar mais dos profissionais deste mercado, como também criarem mais oportunidades de trabalho.

Este curso proporciona uma visão interdisciplinar entre o marketing e o direito desportivo, apresentando novos modelos contratuais e estratégias de gestão do marketing esportivo.

Aula 1 – Gestão de Marca no Esporte como Ferramenta Estratégica

Aula 2 – As Novas Oportunidades com a SAF e a as Modificações à Lei Pelé

Aula 3 – Implementação de Gestão de Marca no Esporte

QUANDO ACONTECE?
1 ,2 e 3/6

Dias da semana: Quinta, sexta-feira e sábado

Quinta e sexta: Das 19h às 22h e sábado das 9h às 12h

O Curso será presencial na ESPM do Rio e online para quem é de fora.

Inscrições pelo site:

https://www.espm.br/cursos/dynamic/atualizacao/update/gestao-de-marcas-no-esporte-os-impactos-da-saf-e-das-mudancas-na-lei-pele/

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