O Brasileirão que começa nesse fim de semana e vai até dezembro movimentando paixões e as angústias de milhões de brasileiros vem recheado de novidades não apenas nos times escalados para as partidas, mas também no debate sobre o modelo de negócio do futebol. O advento das SAF´s no futebol – são seis clubes na série A com esse modelo: Bahia · Botafogo · Cuiabá · Cruzeiro · Red Bull Bragantino · Vasco da Gama – além da discussão sobre a criação de uma Liga para gerenciar a Séria A – Libra e LFF.
Para ajudar a entender um pouco mais esse novo cenário, a ESPM vai realizar, em junho, a segunda edição do curso: Gestão de Marcas no Esporte – os impactos da SAF e das mudanças na Lei Pelé. O curso será ministrado pelos professores Gustavo Cesário e Roberta Ferreira Severo.
Gustavo Cesário é doutor em Administração pela FGV/EBAPE, mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP e bacharel em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP. Em 2020 foi pesquisador-visitante na Rutgers Business School (Universidade de New Jersey).
Roberta Ferreira Severo é mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do INPI. Especialista em Gestão, Marketing e Direito do Esporte pela FGV/FIFA/CIES. Especialista em Direito Desportivo pela Universidade Cândido Mendes – AVM. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD.
SOBRE O CURSO
• ÁREA TEMÁTICA: MARKETING, ESTRATÉGIA E GESTÃO
• FOCO: ESTRATÉGICO
• NÍVEL DE COMPLEXIDADE: INTERMEDIÁRIO
• Neste curso, o aluno terá uma visão integrada do marketing e do direito na gestão estratégica do esporte.
• As aulas abordarão conceitos básicos do direito desportivo e as modificações legislativas que aumentaram a relação marketing-direito desportivo. Através de análises práticas e estudos de caso, será demonstrada a importância estratégica desta relação com a finalidade de evitar riscos para as marcas dos clubes, empresas e atletas, assim como conflitos jurídicos que vêm crescendo com o aumento da exposição e engajamento provocados pelas mídias sociais.
A quem se destina: Profissionais de marketing, publicidade, jornalismo, administração e advogados.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
O esporte sempre foi uma importante ferramenta para a construção da reputação e do reconhecimento das marcas de patrocinadores. Entretanto, nos últimos anos temos visto um fortalecimento das marcas das próprias entidades esportivas, que exploram mais e mais nichos de mercado, criando a necessidade de uma gestão mais atenta e profissional deste ativo.
Somado a isso, alterações legais (como Lei da SAF e uma possível nova Lei Geral do Esporte), decisões judiciais (como a perda da marca de um clube) e administrativas (criação de Ligas) podem demandar mais dos profissionais deste mercado, como também criarem mais oportunidades de trabalho.
Este curso proporciona uma visão interdisciplinar entre o marketing e o direito desportivo, apresentando novos modelos contratuais e estratégias de gestão do marketing esportivo.
Aula 1 – Gestão de Marca no Esporte como Ferramenta Estratégica
Aula 2 – As Novas Oportunidades com a SAF e a as Modificações à Lei Pelé
Aula 3 – Implementação de Gestão de Marca no Esporte
QUANDO ACONTECE?
1 ,2 e 3/6
Dias da semana: Quinta, sexta-feira e sábado
Quinta e sexta: Das 19h às 22h e sábado das 9h às 12h
O Curso será presencial na ESPM do Rio e online para quem é de fora.
Inscrições pelo site: