-->

Ministro determina que Gabinete de Segurança Institucional compartilhe gravações em até 48 horas

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou, nessa sexta-feira, 21, a quebra de sigilo das imagens de 8 de janeiro das câmeras de segurança do Palácio do Planalto e o depoimento dos servidores do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que aparecem nas cenas.

No despacho, Moraes também determina que o ministro interino, Ricardo Cappelli, envie cópia integral da sindicância instaurada, no âmbito do GSI, para apuração das condutas dos agentes públicos civis e militares envolvidos no episódio.

O ministro do STF afirma que a investigação dos ataques extremistas exige não só punição àqueles que “criminosamente pretenderam causar ruptura do Estado democrático de Direito”, mas também aos agentes públicos civis e militares que “foram coniventes ou deixaram de exercer suas atribuições legais”.

Trechos do circuito interno de segurança do Planalto foram divulgados pela CNN Brasil na quarta, 19, e levaram à queda do ministro do GSI Gonçalves Dias.

Na decisão desta sexta, o ministro do Supremo exige o envio de “todo o material existente” em poder do GSI em até 48 horas, e afirma que a preservação integral das imagens “será aferida em posterior perícia”.

Moraes afirma ainda que a Constituição Federal “consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à Administração Pública”, e que “inexiste sigilo das imagens”. (Com Folha de S. Paulo).

 

Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro – Reprodução/CNN Brasil no YouTube

One thought on “Moraes quebra sigilo de imagens e determina a Cappelli o envio de cópia integral da sindicância sobre atos de janeiro

  1. Eis o Brasil de sempre. A arte. Depois a educação. E finalmente a cultura: são polos viscerais para uma grande Nação. Perdida no infinito a uns bons anos. E agora de novo… Só embustismo.
    Marçal Aquino: “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”. Livro. Eis:
    Notícia ruim:
    Agora atualmente o Brasil atolado. Distanciado. E inculto. Uma das piores educação formal da américa. E os amantes do PeTismo? E, portanto, puxa saco de tudo quando é picaretismo e baranguice (o PT é barango). Com o PeTismo que está aí por ignorância, não sabemos como ficará a agroindústria, que estava a acelerar. Brasil comunistinha. E, claro!, a segurança idem, em todo o Brasil. E o bom gosto. A educação. Quem nivela a economia para a bagunça e a educação por baixo, sempre é o PT. A pior de toda américa. Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem [lula] cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só (o Mula –, o vigarista aPedeuTa). O PT é cafona e barango. O que é sustentável para o Brasil: educação de alto nível. Alta cultura. Alta Cultura para todo o Brasil, eis de que precisamos. Vejamos o barango do PT. Eis: O que lhe repugnava não era tanto a feiura do mundo sindicalista, petista e comunista (os castelos convertidos em estábulos), mas a máscara de beleza com que ele se cobrira, isto é, o kitsch comunista. O modelo desse kitsch era a chamada festa do Primeiro de Maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *