-->

Depois da separação de Assaí e GPA, no início do ano passado, o Carrefour consolidou-se na liderança

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) informou nesta terça-feira o ranking nacional do setor de 2022, com liderança, pela sétima vez consecutiva, do Grupo Carrefour, com R$ 108,1 bilhões em vendas brutas no ano. O GPA, dono dos supermercados Pão de Açúcar, perdeu a terceira posição para o Grupo Mateus.

O segundo colocado no ranking da Abras, depois do Carrefour, é o Assaí Atacadista com faturamento de R$ 59,7 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, que subiu de posição no ranking e ficou em terceiro, com vendas de R$ 24,6 bilhões. O GPA está em quarto (R$ 18,5 bilhões).

Depois da separação do atacadista Assaí e agora com a segregação do braço do grupo colombiano Éxito, o GPA vem caindo posições entre as maiores companhias no mercado nacional.

O controlador francês Casino anunciou nova reestruturação de ativos com a cisão da rede de supermercados Éxito. A expectativa é que a transação seja concluída durante o primeiro semestre de 2023. O GPA tem 96% do capital do Éxito, que possui lojas na Colômbia, Uruguai e Argentina. Na cisão, o GPA deve ficar com uma fatia de 13%, e o Casino com cerca de 34%.

O ranking mostra em quinto lugar o BH Supermercados (R$ 14 bilhões). Em sexto e sétimo estão mais duas redes brasileiras: Muffato (R$ 12 bilhões) e Pereira (R$ 11,2 bilhões).

Depois da separação de Assaí e GPA, no início de 2022, o Carrefour consolidou-se na liderança do mercado brasileiro. No momento, o líder do mercado enfrenta maior desgaste por conta da descoberta de passivos trabalhistas de R$ 2 bilhões, como informou o Valor na semana passada, e exposição negativa com novas investigações envolvendo possíveis comportamentos racistas por parte de funcionários em lojas. O Carrefour soma em suas vendas a operação de atacado e varejo (Atacadão).

No ano passado, o varejo de supermercados brasileiro registrou faturamento bruto de R$ 695,7 bilhões, frente a R$ 611,2 bilhões em 2021. O crescimento nominal, sem descontar a inflação, é de 13,8%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação (IPCA) de 2022 foi de 5,79%.

O setor também cresceu em número de lojas, passando de 92.588 unidades em 2021, para 94.706 no ano passado, segundo dados informados pela Abras. O número considera todos os formatos e canais de distribuição, representando 7,03% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

 

(Adriana Mattos – Valor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *