-->

O portal O INFORMANTE confirmou, nesta terça-feira, 5, que o ex-secretário municipal de Governo Enéas Garcia Fernandes Neto pediu mesmo ao prefeito Eduardo Braide para que fosse exonerado.


Conforme publicou O INFORMANTE, na semana passada, quando o Diário Oficial do Município (DOM) circulou com os atos de exoneração de três secretários municipais, Enéas não vinha se sentindo confortável no cargo, supostamente por falta de autonomia. Ele foi substituído por Emilio Murad, ex-assessor parlamentar de Eduardo Braide na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Entenda – Enéas pediu para ser exonerado um dia
depois de instaurar uma Comissão de Sindicância para investigar “possíveis irregularidades por esta secretaria”.
“Além de se tratar de prática delituosa, também é considerada infração disciplinar. Portanto, se faz necessário a instauração de ‘Sindicância’ visando sedimentar as informações e apurar as responsabilidades”, diz a Portaria nº 1.295, de 28 de março de 2023. Eneas Garcia foi exonerado no dia seguinte, 29 de março, pelo prefeito Eduardo Braide.

A criação da comissão de sindicância por Eneas tem origem em informações contidas no processo 11.817/2022, que, em sua conclusão, pede que sejam tomadas medidas necessárias para apurar “possíveis irregularidades pela SEMGOV”.

A comissão – A comissão de sindicância criada por Eneas ficou constituída pelos técnicos municipais Ângela Rosa Marques Mendes, Pollyanna Batista de Sousa Santos, e pelo agente administrativo, Ademir Ferreira Leite.

Enéas Garcia Fernandes Neto era responsável por gerenciar as atividades políticas do governo municipal, além de ser um dos principais articuladores das ações do prefeito. No entanto, sua gestão foi alvo de críticas por parte de diversos setores da sociedade, que questionavam a eficácia e transparência das políticas públicas implementadas pela Secretaria de Governo.

Embora a exoneração de Enéas Garcia Fernandes Neto tenha gerado polêmica, o prefeito afirmou que a medida foi necessária para garantir o bom andamento das atividades do governo municipal e manter a transparência e a ética na administração pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *