-->


A principal suspeita é de que a aeronave seria usada para tráfico internacional de drogas

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), deflagrou a operação Cessna, na manhã desta quinta-feira, 16. A ação busca cumprir mandados contra suspeitos de terem participado do roubo do avião do médico Jacinto Barbosa Lay, em janeiro deste ano.

A operação cumpre mandados judiciais não apenas no Piauí, mas também em outros três estados: Maranhão, Pernambuco e Mato Grosso. A suspeita da polícia é de que o avião estivesse sendo usado pelo tráfico boliviano para distribuição de drogas. Ao todo, a polícia cumpre hoje 22 mandados de prisão, dos quais 17 já foram efetivados, e 31 mandados de busca e apreensão.

Em Teresina, foram cumpridos 08 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso responsável pela execução do roubo praticado mediante concurso de pessoas, uso de arma de fogo e restrição da liberdade.

No Maranhão foram cumpridos 07 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados à investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação.

De acordo com a polícia, os investigados da Grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Já no Estado do Mato Grosso foi cumprido 01 mandado de prisão temporária e 03 mandados de busca e apreensão contra investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT. Uma pessoa também foi detida em Pernambuco por participar do aluguel de um veículo utilizado no crime.

Entenda o caso – Um avião Cessna 206 PT-DQF foi roubado do Clube de Ultraleves do Piauí, localizado na zona Leste de Teresina, na madrugada de 14 de janeiro. O avião era do médico Jacinto Lay, neurologista e cirurgião, e dono da Clínica Neurocentro.

As informações preliminares apontam que pelo menos cinco homens fortemente armados invadiram o local e renderam o vigia.

Eles chegaram a arrombar a porta de uma das salas do aeroclube, onde também pegaram alguns equipamentos do local, que fica nas proximidades do bairro Vale do Gavião, zona Leste da capital. Os bandidos também danificaram o sistema de câmeras para atrapalhar a identificação.

Avião encontrado – Dias depois, um avião de mesmo modelo e características similares foi encontrado na zona rural do município de Juara, que fica a 638km de Cuiabá (MT).

O avião que possivelmente teria como destino a Bolívia, fez um pouso forçado em uma área de pastagem, numa fazenda localizada a 80km da cidade de Juara. Três pessoas foram conduzidas para a delegacia do município, suspeitas de dar apoio logístico para a tripulação da aeronave. O piloto e mais uma outra pessoa, ainda não identificados, que estavam a bordo do avião encontram-se foragidos. (Portal AZ).