-->

A Procuradoria-Geral da República desmentindo que tenha defendido fim dos termos “pai” e mãe” em registros civis. Segundo a PGR, a medida
sugerida em parecer tem o objetivo de garantir a dignidade de todas as famílias, independentemente da configuração

“Não é verdade que o procurador-geral da República, Augusto Aras, tenha se manifestado pela retirada das palavras “pai” e “mãe” nas certidões de nascimento feitas pelos cartórios de registros civis de todo o país. O que o parecer diz é apenas que os documentos públicos devem prever espaço para atender famílias homoparentais, conforme já reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, diz a nota da PGR.

Conforme a nota de esclarecimento emitida nesta segunda-feira, 6, “a manifestação da procuradoria – em uma ação que tramita no STF (ADPF 899) – em nenhum momento pretendeu excluir as designações usadas atualmente e que atendem apenas às famílias constituídas por um homem e uma mulher. É importante ressaltar que essas famílias continuarão sendo atendidas da mesma forma e tendo documentos grafados com os termos pai e mãe, caso a decisão do STF atenda ao pedido dos autores da ação e seja no mesmo sentido do parecer da PGR”.

”Vale destacar ainda que, conforme mencionado no parecer, o STF já estabeleceu o entendimento de que “o reconhecimento jurídico de diferentes conformações familiares é medida que promove a dignidade humana”. E promover a dignidade de todos é uma das atribuições do Ministério Público Federal”, ressalta a a Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República.