-->

O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu neste mês a Acreditação Nível I emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que confere o certificado após a unidade ter cumprido padrões de qualidade e segurança em 70%, ou mais, definidos internacionalmente.

“Ele vai trazer uma segurança para o paciente na internação, exames e ambulatório. Cada profissional que trabalha no Carlos Macieira agregou valores para que a unidade fosse reconhecida por critérios bem definidos e todos se sentiram parte do sistema de avaliação”, disse o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros.

Para conquistar a certificação são avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais e a certificação tem validade de dois anos. Já a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir), em São Luís, recebeu a certificação em 2022.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA. O método não tem caráter de fiscalização e estimula o processo de educação continuada com ações de melhoria contínua.

O processo de certificação do HCM teve início em abril do ano passado com a elaboração de um plano de ação, a partir da implantação de novos protocolos assistenciais e um novo organograma. Em seguida, todos os colaboradores, núcleos e equipes foram treinados para atingir a excelência no cumprimento dos indicadores exigidos pela ONA. A metodologia é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

O HCM é referência em assistência de alta complexidade, na capital maranhense. O atendimento multiprofissional é um diferencial, que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e psicologia. Com 2.200 funcionários (diretos e indiretos), a unidade conta com mais de 37 especialidades. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.