-->

Após ser eleito líder do Podemos na Câmara Federal, o deputado Fábio Macedo se tornou o único parlamentar maranhense a integrar o Conselho Político de Coalizão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O primeiro encontro articulado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República aconteceu nessa quarta-feira, 8, no Palácio do Planalto, e reuniu parlamentares da base aliada.
O colegiado reúne o presidente da República, ministros de Estado e os líderes e presidentes dos 15 partidos que compõem a base aliada: PT, PCdoB, PSol, PDT, PSB, PV, União Brasil, Solidariedade, Avante, Podemos, Patriota, Rede, Cidadania, PSD e MDB.
Ao Blog do Domingos Costa, Fábio Macedo disse que a instalação do Conselho de Coalizão marca a retomada das relações institucionais entre os três entes federados, numa relação de diálogo e de respeito. O parlamentar destacou, também, que o Colegiado vai tratar de temas como reforma tributária, que pretende aprovar o texto até o fim de 2023, e a questão do Banco Central (BC), que está no centro do debate em face das críticas feitas pelo presidente Lula à taxa básica de juros.
No encontro, o presidente Lula disse a reunião é inauguração de uma nova relação entre Executivo e Legislativo, de um relacionamento civilizado entre os dois poderes.
A ideia é fazer essas reuniões mensalmente. Dar continuidade ao processo de conversas e de consenso no parlamento. O presidente reafirmou que as discussões com o Congresso deverão ser sempre no contexto de harmonia.
Também participaram do encontro os líderes do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Entre os ministros convidados, estão Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).