-->

“Mostrar o Maranhão no carnaval é ter a certeza de que a cultura em cada canto do Brasil merece ser valorizada e ser vista. A Estácio está preparando uma grande homenagem a este estado que revela tantos talentos para o país e que tem uma das mais maravilhosas festas do Brasil, o São João”.

O depoimento é do presidente da escola de samba Estácio de Sá, Leziário Nascimento, que desfila à meia-noite desta sexta-feira, na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, levando para a avenida o enredo “São João, São Luís , Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”, do carnavalesco Mauro Leite. “Falar do Maranhão é poder mostrar ao mundo o quanto a cultura brasileira é diversificada e rica”, complementa Leziário. A Estácio integra o Grupo Série de Ouro. O desfile será transmitido pela Band.

Brandão na Marquês de Sapucaí – O governador Carlos Brandão acompanhará o desfile na Marquês de Sapucaí. Depois de missões internacionais na França e em Portugal, o chefe do executivo maranhense desembarcou nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, para assistir ao desfile e torcer pela escola de samba que está destacando na avenida os festejos juninos do Maranhão.

O carro abre-alas ‘Cidade de São Luís, Festa de São João’, com projeto inspirado na cultura maranhense, é o destaque da escola carioca.
“É excelente quando a cidade serve de tema porque a escola de samba constrói uma narrativa única, específica. Quando falamos de cultura, estamos falando de identidade, memória, ancestralidade, pertencimento. Não é qualquer coisa que expressa a cultura. Esses elementos são extremamente importantes para a expressão da cultura e espero que eles respeitem essas características”, disse a pesquisadora de cultura popular da Ufma (Universidade Federal do Maranhão), professora Ester Marques.

A Band transmitirá esse e outros desfiles, hoje e amanhã, a partir das 21h15. Canal 15 para São Luís no sinal aberto, e domingo e segunda-feira, Grupo Especial, pela Rede Globo (canal 10, TV Mirante).

A ordem dos desfiles da Série de Ouro nesta sexta é a seguinte:

1 – Arranco de Engenho de Dentro (21h15)
2 – Lins Imperial (22h20)
3 – Vigário Geral (23h25)
4 – Estácio de Sá (0h30)
5 – Unidos de Padre Miguel (1h35)
6 – Acadêmicos de Niterói (2h40)
7- São Clemente (3h45)