-->

Será realizado nesta quinta-feira, 16, no Centro Social dos Servidores, em São Luís, o ‘Baile da Inclusão’, voltado para pessoas com deficiência. Promovida pelo Governo do Maranhão, a festa vai celebrar os sete anos do ‘Projeto Travessia’.

A programação conta com a parceria da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), responsável pelo Projeto Travessia; do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão, que administra o Centro Social; e das secretarias de Estado da Cultura (Secma), Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Sedihpop), Desporto e Lazer (Sedel) e a de Saúde (SES).

A secretária de Governo, Luzia Waquim, afirmou que o propósito da festa é proporcionar inclusão social, uma das premissas da gestão do governador Carlos Brandão. “O Carnaval do Maranhão é destinado a todas as pessoas. Sendo assim, realizamos uma festa inclusiva, proporcionando, além de momentos de lazer e diversão, valorização da cultura maranhense”, disse.

Durante o evento será realizada a customização de itens de acessibilidade, como cadeira de rodas, bengala e andador; além de pintura facial com motivos carnavalescos. Haverá, ainda, desfile de fantasias e apresentação de atrações culturais. A novidade fica por conta de um espaço sensorial, com musicoterapia, voltado para crianças autistas

Desenvolvido pelo Governo do Maranhão, o Projeto Travessia oferece serviço de transporte gratuito porta a porta, que possibilita o acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes. O serviço funciona em três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade e Travessia Saúde.

O Projeto Diversão no Parque oferece opções de lazer gratuitas para diversas idades. O objetivo é estimular a ocupação saudável do espaço público, proporcionando momentos de entretenimento, diversão e integração social.

Merece destaque o empenho da advogada Isabelle Passinho da Silva na divulgação para toda sociedade do baile inclusivo. Ela que é especialista em Acessibilidade e no Direito das pessoas com deficiência. Atualmente é Coordenadora estadual do Serviço Travessia- MOB (política pública que realiza transporte porta a porta para pessoas com deficiência e idosos) com veículos acessíveis.