Com a missão de ampliar as relações entre o governo, gestores públicos, população e demais instituições da sociedade, a Secretaria de Estado de Articulação Política (Secap) fortaleceu as ações de bem-estar de seu corpo técnico em 2022, com o objetivo de melhorar a produtividade e qualidade de vida dos servidores.
Com atuação dos gestores de Atividades Meio e Recursos Humanos, a Secap implantou programa permanente de valorização dos servidores, além de parceria com a Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep) a fim de ampliar a melhoria do clima organizacional com atividades de saúde, educação, bem como ampliação do diálogo com superintendentes, assessores regionais e demais servidores com atuação no interior do estado e na capital maranhense.
“Iniciamos nossa gestão à frente da Secap com ampla conversa com os servidores, promovemos encontro com Superintendentes Regionais e Assessores para entender melhor as necessidades e as demandas. Também melhoramos o ambiente de trabalho no dia a dia. A melhor forma de servir os maranhenses é garantindo aos servidores condições de trabalho e humanização das relações”, disse o secretário de Articulação Política, Rubens Pereira.
Em 2022, a Secap promoveu dezenas de ações ao longo do ano, a exemplo de campanhas preventivas de promoção da qualidade de vida, rodas de diálogo, campanhas de vacinação, acompanhamento psicológico, além de atividades mensais de ambientação de servidores por meio de palestras, cursos, campanhas em alusão a datas comemorativas, etc.
O gestor de Atividades Meio da Secap, Samuel da Silveira Neto, avalia que a implantação das ações é fundamental para a excelência na prestação de serviços públicos.
“Uma das especialidades da Secap é o relacionamento com a sociedade, por meio de lideranças e atores sociais importantes para o Estado. Desde que implantamos essas atividades, houve uma melhoria significativa nas relações profissionais e com a comunidade”, explicou.
Em 2023, a Secap pretende ampliar a programação de ações voltadas para os servidores públicos da instituição, com foco na formação e bem-estar.
“Vivemos num momento de mudanças sociais que exigem uma participação mais efetiva das ações de articulação política como forma de entender melhor quais as políticas públicas mais eficazes para o Maranhão. Essa missão requer servidores preparados para fazer a mediação com os mais diversos segmentos da sociedade e continuaremos lutando para que nossos servidores exerçam essa tarefa da melhor maneira possível”, disse Rubens Pereira.