-->

O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Cel Célio Roberto; o secretário de estado de Turismo, Paulo Matos, e o prefeito de Barreirinhas, Almicar Rocha, encontram-se, neste momento, na Praia de Atins (Barreirinhas), região dos Lençóis Maranhenses, onde está sendo realizada, pelo CBMMA, uma perícia de incêndio e um levantamento completo do sinistro que destruiu os restaurantes Cabana do Peixe, pertencente à conhecida moradora local Dona Silvana, e ‘Barraca da Áurea’, de propriedade de um filho de Silvana. O governador Carlos Brandão determinou que seja criado um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na região.

O incêndio – O fogo teve início no início da noite dessa segunda, 2, no restaurante de Dona Silvana, provocado por um curto circuito, e depois passou para a Barrada da Áurea, do filho dela, ambos cobertos por palha, o que , devido aos fortes ventos, fez com que as chamas se alastrassem e destruíssem completamente os dois estabelecimentos.

Durante toda a noite e parte da madrugada, o 2º Batalhão de Turismo (BPTur), comandado pelo coronel Roberto Filho, que atua na região de Barreirinhas (BPTur), e moradores da localidade trabalharam incansavelmente para debelar as chamas, que, no entanto, já haviam causado todo o estrago. A ação do BPTur e dos moradores  foi importante para evitar danos maiores, talvez até com vítimas, devido aos bujões de gás que estavam nos dois restaurantes. Com mangueiras e baldes de água, eles conseguiram evitar que as chamas atingissem os bujões.

A equipe do BPTur isolou à área, por conta do risco de acidentes com os populares presentes, uma vez que haviam botijões de gás nos estabelecimentos. E com a ajuda de dezenas de moradores, lutou para conter o fogo, que, àquela altura, já havia destruído ao menos os dois restaurantes. Bombeiros da região, também sem maiores estruturas, e a empresa de energia Equatorial foram acionados em virtude do risco de descargas elétrica do poste.

Falta de estrutura – O incêndio de Atins deve servir de alerta para o governo do estado para providências que precisam ser tomadas, diante da total falta de estrutura num ponto turístico importantes do estado. Atins está no auge do turismo, mas não tem posto de saúde e não tem corporação dos Bombeiros. Há cerca de um mês, um visitante de 41 faleceu sem condições de receber um atendimento adequado. Depois de ter uma arritmia, ele fez parada cardíaca e morreu sem obter nenhum atendimento médico.

Situação sob controle – O comandante do CBMMA, CSel Célio Roberto, disse que a situação agora está sob controle. Os bombeiros iniciaram a perícia de incêndio e as investigações, trabalho que deve durar de 20 a 30 dias, embora já se tenha informações preliminares de que um curto circuito no restaurante de Dona Silvana teria sido a causa do sinistro. “A causa do incêndio provavelmente foi um curto-circuito” disse a O INFORMANTE o Cel. Célio Roberto.

Posto Avançado – Horas atrás, o Cel. Célio Roberto reuniu com o prefeito de Barreirinhas, Almicar Rocha, empresários locais e a comunidade, para tratar da instalação de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros na região, “por determinação expressa do governador Carlos Brandão”, ressaltou Célio Roberto. “Graças a Deus t1ivemos apenas danos materiais, nenhuma vítima”, acrescentou.