-->
Presidente do Iterma, Anderson Ferreira, com trabalhadores rurais beneficiados com a emissão de títulos de domínio

O ano de 2022 foi de muitos desafios, mas também de muitas conquistas no ITERMA (Instituto de Colonização e Terras do Maranhão), principalmente nos últimos sete meses, com a gestão do atual presidente Anderson Ferreira. O instituto chega ao fim deste ano com uma marca histórica de mais de três mil títulos de domínios emitidos.

Destaca-se, também, a entrega de títulos de domínio em territórios quilombolas. O órgão titulou seis territórios quilombolas: São Benedito (Serrano do Maranhão), Achuí (Santa Helena/Pinheiro), Rio Grande (Bequimão), Quatro Bocas (Presidente Sarney), Condurus (Cururupu) e Tijuca (Peri-Merim), beneficiando mais de 500 famílias, diminuindo, os conflitos territoriais e levando a paz aos trabalhadores do campo na região.

Nesses meses, foi executado o recadastramento de mais de 8 mil assentados em 84 Projetos Estaduais de Assentamentos (PEs), distribuídos em 23 municípios, contemplando ao todo mais de 5 mil famílias.

No PE Belágua, localizado no município de Tutóia, o Iterma montou uma grande força tarefa para regularizar todas as associações que compõem o assentamento. Há mais de 30 anos era esperada a tão sonhada regularização fundiária. No PE Belágua, o instituto beneficiou mais de mil famílias com a regularização de suas áreas, assegurando o direito a “certidão de nascimento do trabalhador rural”, que é o título de domínio, como sempre frisa em suas manifestações o governador Carlos Brandão.

Na última semana, para fechar com chave de ouro, o Iterma começou a entrega, no município de Icatu, nos PE Jaburú e Mangueira, de 43 casas para os assentados da reforma agrária, por meio do crédito habitação, benefício destinado a suprir a necessidade de moradia digna aos familiares dos assentamentos estaduais.

Essas moradias são fruto de uma parceria por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) ITERMA/INCRA, com apoio e incentivo do Governo do Estado. São as primeiras de um total de quase 500 que serão entregues até o fim do mês de março do próximo ano a vários assentamentos estaduais no Maranhão. Foram aplicados R$ 2.069.600,00, em crédito habitação, para beneficiar essas famílias em 11 assentamentos em sete municípios: Barreirinhas, Tutóia, Icatu, Santa Quitéria, Humberto de Campo, Santo Amaro e Paulino Neves. A habitação, no valor de 34 mil reais, devolve à família dos assentados a alegria e esperança do crescimento e desenvolvimento rural.

Para 2023, o ITERMA segue avançando para assegurar o desenvolvimento rural para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, pois grandes acordos estão sendo assinados entre vários órgãos do governo e o poder judiciário, garante Anderson Ferreira. “A paz no campo e o desejo de justiça social é a nossa bandeira para o ano que vem! Faremos mais”, disse o presidente do Iterma.